Seleção de Projetos para Ocupação Indígena na Casa dos Saberes Ancestrais da Unicamp
RESULTADO FINAL
Este Edital de Seleção visa contemplar atividades que dialoguem com as histórias, identidades e diversidades indígenas, promovendo o reconhecimento e a valorização dos povos originários na universidade, bem como a sua participação ativa na construção simbólica e material da Casa dos Saberes Ancestrais .
Desdobrado do Projeto Oca, realizado pela DCult em 2017, como resultado de inúmeras ações e atividades que envolveram pessoas de dentro e de fora da universidade vinculadas à cultura afro-diaspórica, trata-se de uma proposta baseada em múltiplas plataformas e organizada a partir de gestões experimentais. No ano de 2020, tempos de pandemia, o grupo envolvido no projeto lança o e-book “Casa dos Saberes Ancestrais – Diálogos com Sabedorias Indígenas”, sob o Selo Jurema, em parceria com a Diretoria Executiva de Direitos Humanos.
Em 2024, um primeiro espaço físico do projeto é ativado, próximo à Casa do Lago. É um lugar aberto à receber diversas atividades – principalmente aquelas promovidas pela comunidade indígena presente na universidade. A Casa inaugura uma rede maior, pretendida para a construção de novos pontos capazes de ampliar a diversidade dos grupos sociais e dos saberes ancestrais na Unicamp.
Cronograma:
Lançamento do edital: 04 de junho de 2025;
Plantão de dúvidas e esclarecimentos: serão respondidos exclusivamente pelo canal de atendimento cultural@unicamp.br até o dia 08 de julho de 2025;
Inscrição de propostas: de 06 de junho de 2025 até às 23h59m do dia 10 de julho de 2025;
Divulgação do resultado preliminar: até 07 de agosto de 2025;
Prazo para interposição de recursos: até as 23h59 de 08 de agosto de 2025, através de formulário específico disponibilizado no site da ProEEC;
Divulgação do resultado final: até 12 de agosto de 2025.
Localização da Casa dos Saberes Ancestrais