"Fabricação de nanofilmes para OPVs e dispositivos piezoeletricos"


Autores: Nyara D. Ferreira, Lucas V. Citolino, João D. A. S. Pereira, Deuber L. S. Agostini, Roger C. Hiorns, Clarissa A. Olivati.


Instituições: FCT - UNESP.


Autor apresentador: Nyara D. Ferreira.


Resumo: Atualmente a busca por energias renováveis e sustentáveis tem aumentado consideravelmente. Nessa busca destaca-se o aproveitamento direto da energia solar através das células solares, e por pizoeletricidade em dispositivos como resposta a uma pressão mecânica. Com isso, esse trabalho corresponde à fabricação via spin-coatng, LB e LS e caracterização elétrica de filmes finos de fulerenos e polímeros doadores de elétrons em células solares orgânicas e dispositivos piezoelétricos.

O poli(3-hexiltiofeno) (P3HT) é um polímero semicondutor orgânico conjugado e possui uma absorção adequada para as emissões solares. Os fulerenos: éster metílico do ácido fenil-C61-butíric (PC61BM) e o éster metílico do ácido fenil-C71-butírico (PC71BM) são amplamente utilizados nos OPVs pela sua forte afinidade eletrônica e alta mobilidade de elétrons. Dentre os materiais utilizados nos dispositivos pizoelétricos, destaca-se o poli (fluoreto de vinilideno) (PVDF). A alta densidade de potência de saída piezoelétrica, a biocompatibilidade e a flexibilidade estrutural do PVDF levam a potenciais aplicações em conversão de energia.

Para a fabricação dos filmes dos dispositivos piezoelétricos tem-se o método de "spin-coating" que se resume em depositar gotas da solução inicial do alcóxido sobre um substrato que apresenta um movimento de rotação. Para os OPVs são utilizadas as técnicas Langmuir, que permitem o estudo de monocamadas de determinadas substâncias.

A caracterização UV-Vis dos filmes finos, depositados em substratos de vidro hidrofóbico é feita através de um espectrofotômetro VarianCary 100. Para as medidas elétricas dc é utilizado uma fonte Keithley 238. As medidas elétricas ac são realizadas através do analisador de impedâncias Solartron 1260A de 1 Hz a 1 MHz.

As propostas de geração e armazenamento apresentadas surgem do conceito de Energy Harvesting, ou seja, o processo de retirar energia de fontes externas (solar, eólica, ondas, vibração, etc.) e armazená-la.


Link do vídeo: https://youtu.be/SigCAuGbfYw


Link da sala do Meet: https://meet.google.com/jfy-kxov-jej