"Estudo do efeito de aditivos polares nas propriedades piezoelétricas do PVDF"


Autores: Bruno Henrique de Santana Gois, Giovana Miti Aibara Paschoal, Clarissa Almeida Olivati, Augusto Batagin Neto, Didier Bégué, Roger Clive Hiorns, Deuber Lincon da Silva Agostini.


Instituições: FCT Unesp.

Autor apresentador: Bruno Henrique de Santana Gois.


Resumo: Sensores de pressão piezoelétricos, que convertem energia mecânica de movimento ou vibração em energia elétrica, têm sido amplamente estudados por causa de seu baixo custo e capacidade de produção em grande escala com estruturas simples e configurações flexíveis.

A próxima geração de sensores de pressão baseados em nanomateriais é de grande importância para o desenvolvimento de eletrônicos portáteis, devido sua leveza, fácil fabricação, durabilidade e alto grau de sensibilidade a uma ampla faixa de pressão. O PVDF é um polímero ferroelétrico termoplástico, com altos valores de constante dielétrica. A propriedade piezoelétrica do polímero pode ser aumentada adicionando enchimentos cerâmicos piezoelétricos, tal como o BaTiO3 (titanato de bário.

O objetivo deste trabalho é desenvolver nanofibras de PVDF pela técnica de eletrofiação, buscando determinar os parâmetros ótimos do processo e realizar a investigação da interação entre o PVDF e aditivos polares através da simulação e modelagem molecular.


Link do vídeo: https://youtu.be/x_Xow0a3vgc


Link da sala do Meet: https://meet.google.com/sfs-wmzo-mrn