"Fabricação de dispositivos fotovoltaicos orgânicos a base de nanofibras eletrofiadas de derivados do éster metílico do ácido [6,6]-fenil-c61-butírico (PCBM) e poli (3-hexiltiofeno) (P3HT)"
Autores: Pedro Leonardo Silva, Bruno Henrique de Santana Gois, Giovana Miti Aibara Paschoal, Clarissa de Almeida Olivati, Roger Clive Hiorns, Deuber Lincon da Silva Agostini.
Instituições: UNESP/ FCT – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Presidente Prudente.
Autor apresentador: Pedro Leonardo Silva.
Resumo: Neste trabalho, vou apresentar sobre nanofibras produzidas do derivados do éster metí-lico do ácido [6,6]-fenil-C61-butírico (PCBM), Fluoreto de polivinilideno (PVDF) e com poli(fluoreto de vinilideno) (PVDF), através da técnica de eletrofiação, verificando sua morfologia, estabilida-de estrutural e propriedades elétricas, para aplicação em dispositivos fotovoltaicos. O PVDF oferece condições ideais para a produção de nanofibras através da técnica de eletrofiação e funciona como um aditivo na camada ativa melhorando a eficiên-cia energética (PCE) de um dispositivo fotovoltaico orgânico (OPV). Os PCBMs com diferentes ramificações, inéditos na literatura, serão fornecidos através da interação entre o nosso grupo de pesquisa e o Dr. Roger C. Hiorns da Université de Pau et des Pays de l'Adour, na França, que têm larga experiência em síntese de polímeros e copolímeros contendo fulereno, para aplicações fotovoltaicas. As na-nofibras de PVDF, em diferentes concentrações de PCBM, serão caracterizadas através das técnicas de Microscopia Óptica (MO), Microscopia Eletrônica de Var-redura (MEV), Calorimetria de Varredura Diferencial (DSC), Espectroscopia no Ultravioleta Visível (UV-Vis), Espectroscopia no Infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), Espectroscopia Raman e condutividade elétrica AC/DC.
Link do vídeo: https://youtu.be/kQXDei-fTw4
Link da sala do Meet: https://meet.google.com/zkf-rzpf-kai