"Desenvolvimento de materiais e dispositivos para eletrônica impressa"
Autores: Giovani Gozzi, Tiago C. Gomes, Guilherme K. Ribeiro, Danilo dos Santos, Diego V. da Silva, Alisson H. F. Marques, Elson dos Santos, Henry Fellegara.
Instituições: IGCE-Unesp
Autor apresentador: Giovani Gozzi, Tiago C. Gomes, Guilherme K. Ribeiro, Danilo dos Santos, Diego V. da Silva, Alisson H. F. Marques, Elson dos Santos, Henry Fellegara.
Resumo: O mercado de tintas & pastas condutivas e/ou funcionais oferecerá até 2027 mais de US $ 400 milhões em oportunidades de negócios em vários segmentos, desde desembaçadores de vidros até dispositivos e sensores 5G para IoT. Neste contexto, a colaboração entre Universidades e Empresas é importante para a geração de novas tecnologias e produtos. Apresentamos aqui resultados deste tipo de interação no campo da eletrônica impressa. Dentre estes, desenvolvemos condutores transparentes para impressão serigráfica, com demonstração do conceito de aplicação em desembaraçadores de vidro, dispositivos eletrocrômicos, antenas RFIDs e eletrodos para dispositivos eletro-ópticos. Adicionalmente, desenvolvemos materiais eletroluminescentes para impressão serigráfica com foco na iluminação de interiores. Neste segmento, desenvolvemos materiais com emissão de luz vermelha, laranja, verde e azul, métodos para a fabricação de dispositivos eletroluminescentes empregando apenas a técnica de impressão serigráfica e método para a produção de dispositivos eletroluminescentes com uma única etapa de processamento. Associado ao desenvolvimento destas tecnologias, realizamos estudos de transporte de cargas em materiais desordenados, estudos das propriedades eletro-ópticas dos dispositivos eletroluminescentes e modelagem dos mecanismos de operação destes dispositivos. Atualmente, buscamos o desenvolvimento de materiais eletroluminescentes empregando nano-materiais e com elevado tempo de vida. Como resultados gerais dos projetos de colaboração, dois pós-doutorandos, três mestrandos e três estudantes de graduação foram formados, foram depositadas quatro patentes, todas elas licenciadas ou obtidas em cotitularidade com empresas, e foram publicados cinco artigos científicos. Atualmente, participam deste projeto: um pós-doutorando, dois doutorandos, três mestrandos e dois estudantes de graduação, além de pesquisadores que atuam na universidade e no setor industrial.
Link do vídeo: https://youtu.be/AHOh3-ip2oc
Link da sala do Meet: https://meet.google.com/kij-fxxk-zhk