A implantação do Projeto Gênese na rede municipal de ensino demarcou algumas mudanças fundamentais no tratamento das questões de tecnologia nas escolas. Anteriormente, as ações levadas a cabo na rede ou se voltavam para uma perspectiva profissionalizante, ou assumiam uma aplicação meramente utilitarista no ensino das diferentes disciplinas.

O Projeto Gênese, ao contrário, nascia vinculado à proposta de reorientação curricular que estava sendo levada a cabo na rede. Se por um lado, a tecnologia possibilitava um maior acesso a informações, por outro se constituía num recurso para a construção de conhecimento, valorizando a atuação de professores, dos alunos da escola pública e do espaço escolar como produtor dos seus próprios projetos. Investia-se na ampliação das experiências de alunos e professores, tomando a informática como um recurso que poderia incentivar mudanças sociais ligadas à emancipação das classes populares.

Para tanto, organizou-se uma estrutura com um Núcleo Central, ligado ao Centro de Multimeios da Secretaria Municipal de Educação (SME) e à Diretoria de Orientação Técnica (DOT), responsável pela articulação dos projetos, convênios, análise de documentos e organização de materiais, bem como da formação das equipes de professores multiplicadores. As unidades escolares se vinculavam por adesão, com a perspectiva de elaborar e organizar seus projetos próprios. O projeto desenvolveu-se primeiramente em algumas escolas-pilotos, para depois se expandir atendendo um número maior de escolas (chegando a 50 escolas, 5 por NAE).

O documento produzido historiciza a implantação do projeto na rede, discute a integração do mesmo no movimento de reorientação curricular em curso, num compromisso ativo com a transformação da escola pública popular, e com a democratização da gestão e do acesso. Discute questões ligadas à relação professores / alunos, bem como a questões da formação dos docentes. Aborda as facilidades e dificuldades de implantação e implementação do projeto, e apresenta ainda relatos de professores e alunos envolvidos.