Intitulado como "A arte como dispositivo do cuidar: Promovendo saúde mental através de instrumentos artísticos com adolescentes institucionalizados", o projeto tem como objetivo geral executar o levantamento de debates coletivos referentes a demandas de saúde mental dos adolescentes institucionalizados e a proporcionalizar atividades práticas envolvendo arte. Além disso, almeja-se permitir que os integrantes tenham voz, espaço e corpos presentes, que sejam capazes de sentir-se ativos e ouvidos em suas demandas, para então poderem ouvir e colaborar com a demanda alheia.
Objetivos específicos:
Promover compreensão, apoio e ajuda emocional
Proporcionar interação e troca de experiências
Trabalhar questões individuais e coletivas
Acolher e orientar demandas de saúde mental
Proporcionar vivências humanizadas e terapêuticas
Contribuir para ressocialização de adolescentes institucionalizados
O projeto contará com diversas oficinas terapêuticas. As vivências serão permeadas por diferentes tipos de linguagens artísticas. São algumas destas linguagens a música, a escrita e uma gama de expressões plásticas (pintura em tela e meios diversos, desenho em meios diversos, produção tridimensional em argila, dobraduras, dentre outras) e também dinâmicas de expressões corporais.
As oficinas, assim, demandarão materiais como: tinta acrílica, argila, lápis de cor, lápis de escrever, canetinhas hidrográficas, borrachas, papéis (sulfite, canson, craft e para dobraduras), telas de algodão, entre outros.