Programação
Programação
Credenciamento
Solenidade de Abertura
Palestra 1 - Produção e análise de modelos preditivos
Prof. Dr Diogo Nepomuceno Cosenza
Departamento de Engenharia Florestal - UFV
Resumo da palestra: Serão apresentados como se operam alguns modelos paramétricos e não paramétricos para realizar estimativas de atributos quantitativos. Serão abordadas estratégias de validação da qualidade de modelos e possíveis fatores que afetam a qualidade de modelos.
Palestra 2 -Biometria no melhoramento de plantas
Prof. Dr Maicon Nardino
Departamento de Agronomia - UFV
A palestra, tem o intuito de trazer as aplicações da biometria nos programas de melhoramento genético, como sua aplicação pode potencializar a tomada de decisão na seleção de progênies e linhagens, incrementando o ganho genético. Trazer aplicações com exemplos realizados no Programa Trigo -UFV e como viemos trabalhando dentro do nosso programa, desde a seleção de genitores até avaliação final de ensaios multiambientes.
Coffee-break
Palestra 3 - Análise de Dados em Painel: uma aplicação para dados agropecuários
Profª.Dra Jeruza Haber Alves
Departamento de Economia - UFV
Resumo da palestra: Dados em painel consistem na combinação de série temporal e seção cruzada, sendo uma importante ferramenta que permite considerar um conjunto de dados com várias unidades ao longo de um período de tempo. O intuito deste trabalho é apresentar as considerações básicas da análise de dados em painel e ainda uma aplicação deste método. O estudo empírico que será explicitado buscou explicar o lucro dos produtores de leite de Minas Gerais que receberam assistência técnica do Educampo no período de 2011 a 2020. Os resultados mostraram que o aumento do lucro dos produtores de leite analisados (para esse período de tempo) foi explicado pelo aumento do preço do leite, aumento do preço dos animais, quantidade de terra utilizada e ainda a utilização de uma alimentação equilibrada para os animais.
Almoço
Palestra 4 - Trabalhos recentes sobre Análise Sensorial: coleta de dados e análises estatísticas
Prof Alex da Silva Temóteo
CEFET - MG, campus III - Leopoldina
Resumo da palestra: A análise sensorial é uma ciência que estuda o processo de percepção dos seres humanos com relação aos estímulos visuais, olfativos, gustativos, auditivos e táteis, originados por diferentes produtos por meio de testes afetivos, discriminativos ou descritivos. Os testes afetivos avaliam a preferência ou aceitação de produtos, os testes discriminativos visam identificar diferenças quantitativas ou qualitativas entre as amostras e os métodos descritivos descrevem as características do produto (sabor, odor, textura e cor) e medem sua intensidade (notas ou scores de preferência). Durante a coleta de dados, é possível que se tenha um grande número de variáveis, dificultando a análise e que, por meio de métodos estatísticos, seja possível obter uma melhor interpretação e conclusão. Trabalhos recentes visam aplicar análises estatísticas a fim de diminuir o tempo, custo e facilitar a interpretação dos dados.
Comunicação Científica
Sorteio de livros
Encerramento
Coffee-break