Cidade Criativa da Música
Desde 2015
Informações Gerais
Estado
Bahia
Região
Nordeste
Distância da Capital
Capital
População
2.417.678 (IBGE 2022)
A Bahia, e consequentemente Salvador, é reconhecida como um berço musical no Brasil. Em sua história, a conjugação de diferentes ritmos, instrumentos e musicalidades foi peça fundamental para a criação de estilos musicais autóctones que passaram a representar este povo. Entre os principais estilos estão o samba de roda, o ijexá e o axé, de onde surgiu, por exemplo, o trio elétrico, que ampliou o uso de espaços públicos e o fomento à música (Oliveira, 2022).
Salvador vive do ritmo da música e a utiliza com sucesso para transmitir um grande senso de coesão social em uma cidade rica e multicultural. Lar dos renomados compositores Gilberto Gil e Caetano Veloso, Salvador foi o berço de muitos gêneros musicais, incluindo tropicalismo, axé, bossa nova e samba. Foi também em Salvador que surgiu o trio elétrico, um caminhão popularmente usado como palco móvel para grandes eventos musicais ao ar livre devido ao seu sistema de som de alta potência.
Alguns registros demonstram que por volta de 1549, quando Salvador era a capital do Brasil Colônia, foi introduzida, por parte dos colonizadores, a música polifônica com o objetivo de ser uma 14 ferramenta na catequização dos povos originários e de africanos escravizados. Estes eram ensinados nas escolas de música e nas igrejas os gêneros musicais dos colonizadores e, ao mesmo tempo, a língua portuguesa que já era a língua oficial para comunicação no Brasil (Oliveira, 2022).
Eventos e Festivais importantes ligados à Música
Festival da Primavera
Festival de Jazz de Salvador
Festival de Mídia de Salvador
Cinemas de Salvador
Cidade da Música de Salvador
Evento da Rede ECRIATIVA
Cultura Sound System, inspirada no movimento jamaicano, é uma parceria público-privada entre a Prefeitura de Salvador, a Cervejaria Ambev e a Agência Califórnia tornou possível a realização do evento Canto Skol.
O Carnaval é uma festa com 2 milhões de pessoas, com cobertura da mídia internacional, divulgando o reconhecimento de Salvador como Cidade da Música da Unesco.
Essas e outras informações podem ser verificadas aqui:
Oliveira, M. B. D. (2022). A paradiplomacia e as cidades criativas: análise da cidade de Salvador-BA
Página Rede Cidades Criativas da Unesco - Salvador
Página Relatório de Monitoramento (2015/19) Salvador
Links atualizados em julho de 2025