Sobre o CeMECA
O CeMECA, da UFSCar Lagoa do Sino, visa propor e implementar métodos estatísticos para a análise de dados em Ciências Ambientais e áreas correlatas. Integramos, de forma indissociável, o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, com a missão de contribuir com desenvolvimento regional sustentável a partir da Ciência de Dados.
Interesses e áreas de atuação
Iniciativas e Oportunidades
O CeMECA possui um programa de formação contínua e desenvolvimento profissional em Ciência de Dados. Venha fazer parte deste time!
Iniciação Científica e Tecnológica
Estágios em Meio Ambiente
Extensão Tecnológica e Inovação
Equipe de Computação Científica
Notícias
09/2025 – Aluna do CeMECA leva o prêmio de melhor trabalho na modalidade Júnior do Worcap 2025!
Um estudo realizado pelo CeMECA (Centro de Modelagem Estatística em Ciências Ambientais) da UFSCar – Campus Lagoa do Sino conquistou o prêmio de Melhor Trabalho da Liga Júnior no Worcap 2025, evento promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A pesquisa havia sido selecionada para a sessão relâmpago do Workshop de Computação Aplicada, modalidade em que diversos trabalhos submetidos foram apresentados. O WorCAP tem como objetivo divulgar projetos relacionados às linhas de pesquisa de Geoinformática e Ciência de Dados Geoespaciais, Inteligência Artificial para Aplicações Espaciais e Modelagem Computacional de Fenômenos Naturais, ou áreas correlatas.
O trabalho, intitulado Modelagem do controle populacional de Sus scrofa por meio de simulações estocásticas, de autoria de Vittoria Façanha Bassani, Giulia Canali Forace e Iuri Emmanuel de Paula Ferreira, foi submetido na categoria Artigo Curto. A espécie Sus scrofa é invasora aqui no Brasil e causa impactos significativos nos ecossistemas. Ela está listada entre as cem piores espécies invasoras do mundo, causando graves danos ambientais, como destruição de lavouras e habitats, transmissão de doenças a animais domésticos e, em casos extremos, até a morte de seres humanos e, por tais motivos, é de extrema importância o controle populacional dessa espécie. A pesquisa apresentou um simulador para análise do crescimento populacional da espécie com impulsos periódicos (eventos de caça).
Os autores registram seus agradecimentos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo apoio financeiro concedido, fundamental para a realização desta pesquisa.
O CeMECA (Centro de Modelagem Estatística em Ciências Ambientais) da UFSCar – Campus Lagoa do Sino esteve presente no WORCAP 2025, evento promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que reúne projetos nas áreas de Geoinformática, Ciência de Dados Geoespaciais, Inteligência Artificial para Aplicações Espaciais e Modelagem Computacional de Fenômenos Naturais.
A equipe participou com duas apresentações na modalidade Artigo Curto. A aluna Vittoria Façanha Bassani apresentou o trabalho “Modelagem do controle populacional de Sus scrofa por meio de simulações estocásticas”, desenvolvido em coautoria com Giulia Canali Forace e Iuri Emmanuel de Paula Ferreira, abordando o manejo populacional de uma das espécies invasoras mais impactantes do mundo. Já Ana Beatriz Oliveira Prado apresentou o projeto “Bioma Stats: explorando dados de uso e cobertura da Terra com R em escala nacional”, realizado em coautoria com Luan Nicolas da Silva de Oliveira, Giulia Canali Forace, Lucca Setembre Cestari, Jorge Luís Rodrigues Pantoja-Filho e Iuri Emmanuel de Paula Ferreira. O estudo demonstrou o uso do pacote desenvolvido em linguagem R para análise de dados geoespaciais em grande escala, contribuindo para a exploração de padrões de uso e cobertura da terra em nível nacional.
Além das apresentações do CeMECA, o grupo esteve em parceria com o CEPAE, que contou com a aluna Jady Mikely na modalidade banner apresentando a pesquisa, intitulada "Performance and kinetics of anoxic biotrickling filtration for hydrogen sulfide removal", cujo objetivo é o desenvolvimento de um novo reator anóxico.
A participação no WORCAP 2025 evidencia o compromisso do CeMECA em contribuir para a divulgação científica e em consolidar sua presença em espaços de discussão sobre estatística aplicada, modelagem e ciências ambientais.
09/2025 – CeMECA conduz processo seletivo para novos membros no campus Lagoa do Sino.
O Centro de Modelagem Estatística em Ciências Ambientais (CeMECA) está realizando processo seletivo de novos membros. São cinco vagas disponíveis destinadas a estudantes dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos e Engenharia Ambiental do campus Lagoa do Sino. O CeMECA é um grupo de pesquisa e extensão voltado para a aplicação da ciência de dados em diferentes áreas, oferecendo aos integrantes a oportunidade de participar de projetos de iniciação científica, atividades de extensão tecnológica e estágios aplicados.
Além disso, os membros do grupo têm acesso a capacitações práticas em programação em R, simulação computacional, modelagem estatística aplicada e geoprocessamento. Os novos integrantes poderão atuar em uma das duas frentes de pesquisa do CeMECA: Geoprocessamento e Abundância Animal.
O artigo “Zn application does not alleviate plant stress Cr in wild passion fruit seedlings”, publicado no dia 09 de agosto, na revista Ciência, Tecnologia & Ambiente (v.15, e15285, 2025), contou com a colaboração do CeMECA e do grupo de Pesquisa e Extensão Universitária em Fisiologia Vegetal (PExFisio), coordenado pelo professor Daniel Baron. A pesquisa investigou os efeitos do zinco (Zn) no alívio do estresse causado pelo cromo (Cr) em plantas de Passiflora cincinnata (maracujá-silvestre). O trabalho representa o esforço em ampliar o conhecimento de espécies nativas e a sua relação com metais pesados, visando fornecer estratégias e subsídios para conservação e uso sustentável de recursos vegetais. Para conferir o estudo completo acesse o link: https://revistacta.ufscar.br/index.php/revistacta/article/view/285.
08/2025 - CeMECA Leva Ciência de Dados e Inovação Socioambiental para a Semana de Engenharia da UNESP Sorocaba
Sorocaba, 25 de agosto de 2025 – O Centro de Modelagem Estatística em Ciências Ambientais (CeMECA), sediado no campus Lagoa do Sino da UFSCar, marcou presença na Semana de Engenharia da UNESP Sorocaba, reforçando a ponte entre a estatística aplicada e as inovações tecnológicas para o desenvolvimento sustentável. O evento, que reúne estudantes, docentes e profissionais da área, serviu de palco para a apresentação das soluções de impacto desenvolvidas pelo centro.
A palestra, conduzida pelos professores orientadores Iuri Emmanuel de Paula Ferreira, Jorge Luís Rodrigues Pantoja-Filho e Márcio Rogério Silva, junto às extensionistas bolsistas Ana Beatriz Oliveira Prado e Vittoria Façanha Bassani, destacou o pilar do CeMECA: a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão com foco na aplicação da Ciência de Dados para o desenvolvimento regional.
Durante a apresentação, foram detalhadas as principais frentes de atuação do centro, que incluem desde a visualização de dados e programação em R e Python até a modelagem estatística avançada, otimização de biorreatores e geoprocessamento aplicado à conservação ambiental.
O público teve a oportunidade de conhecer ferramentas inovadoras com grande impacto socioambiental desenvolvidas pelo CeMECA, como:
Bioma Stats: Um software em R projetado para automatizar e simplificar análises ambientais complexas.
MAB-CamTrap: Uma plataforma de simulação multiagentes que otimiza estudos de abundância e conservação da fauna por meio de armadilhas fotográficas.
Kokue: Um ecossistema de ferramentas gerenciais criado para fortalecer cooperativas da agricultura familiar, promovendo a sustentabilidade econômica e social no campo.
A participação na Semana de Engenharia da UNESP Sorocaba reforça o compromisso do CeMECA com a divulgação científica e o fortalecimento de laços interinstitucionais. Ao apresentar soluções práticas, o centro demonstra como a modelagem estatística é uma ferramenta essencial para a tomada de decisões inteligentes em desafios contemporâneos da engenharia e da sustentabilidade.
O Centro de Modelagem Estatística em Ciências Ambientais (CeMECA) conta com nova equipe de estagiários. Os novos integrantes são: Giulia Canali Forace, Gustavo Bilia Marques e Luana Lucato Rosalin. Juntos, eles atuarão em diversas frentes para o desenvolvimento das atividades do grupo.
Entre as atividades realizadas pela equipe estão a preparação de materiais didáticos, a elaboração de scripts analíticos, a organização e gestão de dados biológicos e ambientais, além da participação na construção de projetos de pesquisa e extensão. Os estagiários também atuam na prestação de contas, elaboração de relatórios técnicos, administração dos canais de comunicação e do site do grupo, além de preparar conteúdos para divulgação das ações desenvolvidas pela equipe.
O Centro de Modelagem Estatística em Ciências Ambientais (CeMECA), da UFSCar – campus Lagoa do Sino, O CeMECA participou mais uma vez do evento Lagoa do Sino de Porteiras Abertas, promovido pela UFSCar, que recebeu estudantes do ensino fundamental e médio de toda a região. A iniciativa tem como objetivo apresentar à comunidade local as ações de Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Cultura desenvolvidas no campus.
Neste ano, o estande do CeMECA trouxe como destaque uma dinâmica interativa sobre o javaporco, espécie invasora considerada uma praga em diversas regiões do mundo. A atividade buscou explicar de forma acessível como funcionam as simulações realizadas em linguagem R dentro de um projeto voltado ao monitoramento da espécie. Utilizando elementos lúdicos, como copos para representar armadilhas fotográficas e balas como javaporcos, os visitantes puderam compreender como os programas simulam o deslocamento dos bandos e ajudam a posicionar estrategicamente as câmeras trap em campo. A dinâmica mostrou como, a partir dessas simulações, é possível estimar a abundância da espécie na área monitorada, contribuindo com o desenvolvimento de estratégias de manejo baseadas em evidências.
O CeMECA (Centro de Modelagem Estatística em Ciências Ambientais) celebra a renovação e ampliação de sua equipe de bolsistas vinculados ao programa ITI-A (Iniciação Tecnológica Industrial – CNPq), voltado ao desenvolvimento de soluções ambientais com o auxílio da Ciência de Dados.
O projeto intitulado "Um sistema R para a coleta, integração, visualização e análise de dados ambientais e correlatos" busca integrar em um único sistema desenvolvido em linguagem R, funcionalidades como carregamento, visualização e análise de dados ambientais brasileiros. A proposta é uma ampliação do software Bioma Stats, com o objetivo de incorporar novos recursos voltados à descentralização de dados, métricas de paisagem, cubos de dados prontos para a análise, modelagem hidrológica e interface gráfica amigável, promovendo assim maior eficiência e acessibilidade para cientistas ambientais.
Nesta nova etapa, a equipe conta com a recontratação de Ana Beatriz Oliveira Prado, que já atuava no grupo, e com a chegada de três novos bolsistas: Giulia Canali Forace, Luan Nicolas da Silva de Oliveira e Lucca Setembre Cestari. A nova equipe atuará em diversas frentes do projeto, incluindo a organização de um catálogo de dados ambientais, uma ferramenta para a caracterização de sítios de coletas biológicas, o desenvolvimento de um módulo para análise da conectividade nas paisagens rurais e um módulo para análise da hidrografia regional.
Apoiadores e Parcerias