Um dos resultados da qualidade dos cuidados frequentemente medido, devido à sua utilidade clínica, é a qualidade de vida (QDV). Na esclerose múltipla (EM), a QDV está relacionada, entre outras, com a personalidade, espiritualidade, incapacidade, dor, tipo e duração da EM. As cognições de doença e as habilidades sociais poderão também desempenhar um importante papel na QDV destes doentes.
Assim, e devido às suas implicações na prestação de cuidados de qualidade, o objectivo geral do presente projecto é identificar e comparar os determinantes biopsicossociais da QDV de adultos com EM em Portugal e no Brasil.
Os objectivos específicos são:
1. Caracterizar a personalidade, espiritualidade, dor, cognições de doença e habilidades sociais de pessoas com EM em Portugal e no Brasil;
2. Comparar a personalidade, espiritualidade, dor, cognições de doença e habilidades sociais de pessoas com EM em Portugal e no Brasil;
3. Identificar preditores da QDV dos doentes nos dois países;
4. Comparar as características biopsicossociais e os preditores da QDV dos doentes nos dois países.
Uma vez que alguns dos instrumentos seleccionados não possuem versões em Português Europeu, testadas em amostras Portuguesas, a primeira parte do projecto implica o desenvolvimento de tais versões.
A comunicação "Habilidades sociais e envelhecimento bem-sucedido" foi distinguida com o Prémio de melhor comunicação no 3rd National Congress of Psychology Conversations / 2nd International Conference of Active Ageing (Coimbra, 3-4/11/2016)
A comunicação "Habilidades sociais na promoção de saúde: Preditoras da saúde mental e sexual" foi distinguida com o Prémio Jovem Investigador de Mérito da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde no 12º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde (Lisboa, 25-27/1/2018)