Minicurso Astrobiologia - 2021

A ASTROBIOLOGIA E SUAS POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E AMBIENTAL

Palestrantes:

Alexey Dodsworth

É doutor em Filosofia em regime de duplo título pela Universidade de Veneza e pela Universidade de São Paula. Foi assessor especial no Ministério da Educação e consultor da UNESCO no Brasil. Atualmente, é membro do conselho do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes da Unifesp e pesquisador associado à Universidade de Veneza e cursa nova pós-graduação em ensino de Astronomia pelo IAG-USP.

Amanda Gonçalves Bendia

Graduada em Ciências Biológicas, Mestrado em Biofísica pela UFRJ e Doutorado em Microbiologia pela USP. Atualmente é pós-doutoranda e Professora Colaboradora no Instituto Oceanográfico da USP. Sua pesquisa envolve estudar a vida microbiana em ambientes extremos, principalmente na Antártica e nas profundezas dos oceanos. Seu interesse é entender como esses micro-organismos podem nos ajudar na busca de vida fora da Terra, uma área da ciência chamada Astrobiologia. Participou de quatro expedições científicas para a Antártica e de expedições oceanográficas para a exploração da vida no mar profundo. É coordenadora de educação e divulgação científica da APECS-Brasil, uma associação de jovens pesquisadores polares que busca inspirar crianças, jovens e adultos através da divulgação da ciência polar realizada dentro das nossas universidades.



Augusto Nobre Gonçalves

Geólogo, mestre em Engenharia de Materiais e doutor em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia. Professor temporário no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo entre 2018 e 2020. Atualmente professor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e pesquisador de pós-doutorado junto ao Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Pesquisador nas áreas de nanotecnologia mineral e cultura material e museologia em Geociências.


Delton Mendes Francelino

Observador do mundo, nerd de carteirinha e amante da vida na Terra e da Astrobiologia. Professor, Pesquisador e Produtor Cultural, graduou-se em Ciências Biológicas e é Diretor-Fundador do Instituto Curupira (ONG) e do Centro de Estudos em Ecologia Urbana e Educação Ambiental Crítica do IF Barbacena, MG. Desenvolve vários projetos de Comunicação Científica, alguns voltados para a Astronomia. Possui dois mestrados pela UFSJ e é doutorando na UFMG. Motivado a fertilizar saberes ecosóficos, escreveu dois livros, dentre eles o “Infinitas Estações: um livro manifesto pela mudança do homem e pelo respirar da Natureza”

Gabriel Gonçalves Silva

Engenheiro químico e mestre em engenharia bioquímica pela UFSCar, atualmente faz doutorado em química pela USP em Astrobiologia e Meteorítica, estudando interação entre microrganismos e minerais de interesse em exploração espacial, além da classificação de meteoritos. Integra a BRAMON pesquisando meteoros e outros fenômenos atmosféricos.

Raquel Farias

Formada em Biotecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutoranda em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (USP). Possui experiência em Algoritmos Genéticos, biotecnologia, design, empreendedorismo e astrobiologia. Atualmente estuda a resistência de microalgas às condições extremas de Marte, testando suas capacidades de fixação de carbono, para aplicação em exploração espacial.