O Grupo de Óptica Aplicada (GOA) foi criado em 2006 na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD e desde então vem desenvolvendo trabalhos na área de óptica aplicada, com interesse no desenvolvimento de técnicas e materiais que possibilitem a avaliação e monitoramento do meio ambiente. O grupo atua também na área de síntese e a caracterização de materiais avançados (polímeros, cerâmicas, vidros, sistemas biológicos, óleos e biocombustíveis) através de técnicas químicas e físicas.
Síntese e Caracterização de Materiais.
Objetivo: síntese e caracterização de materiais como vidros, compósitos metal-cerâmica, blendas poliméricas, cerâmicas e metais. Para a caracterização destes materiais são utilizadas técnicas como espectroscopia de absorção atômica, espectroscopia de fluorescência, espectroscopia de lente térmica, espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier, espectroscopia de impedância, interferometria ótica, efeito eletro-ótico, calorimetria de varredura diferencial e outras.
Espectroscopia Óptica.
Objetivo: Aplicar a espectroscopia de fluorescência, espectroscopia de lente térmica, FT-IR, Absorção Uv-Vis interferometria ótica, efeito eletro-ótico para caracterização de óleos, biocombustíveis e materiais de interesse ambiental.
Os laboratórios estão presentes em três blocos:
- FACET- laboratório de caractrização óptica e fotônica
- LAPACA- laboratórios de caracterização elétrica, preparação de amostras e laboratório de cultivos
- CLF- laboratório de síntese de materiais e caracterização estrutural.