Hemeroteca Itararé



Add Headings and they will appear in your table of contents.

De Itararé a Dirceu.

Com pouco mais de quatro décadas de história, o Conjunto Habitacional Dirceu Arcoverde, localizado na região Sudeste de Teresina, na região do Itararé, tornou-se centro da vida socioeconômica de um verdadeiro conglomerado de bairros, vilas e favelas que orbitam ao seu entorno e respondem hoje por uma população superior a 200 mil habitantes.

Comparado seu número de habitantes com os demais municípios do Piauí, a Região do Grande Dirceu, como ficou conhecida por autoridades públicas e por seus moradores, assumiria a segunda posição em habitantes, atrás apenas da própria capital. Isso devido ao conjunto habitacional logo ter dado impulso ao surgimento de um verdadeiro bairro-cidade.

Financiado pelo extinto Banco Nacional da Habitação (BNH), o conjunto foi erguido em duas etapas, sendo a primeira realizada na administração do Governador Dirceu Mendes Arcoverde (1975- 1979), sendo nomeado de Itararé e, posteriormente, de Dirceu Arcoverde I, e a segunda etapa no governo de Lucídio Portella (1979-1983), com o nome de Dirceu Arcoverde II, ambos ancorados no discurso de resolução do déficit habitacional na capital.

(Marcelo de Sousa Neto)


Realização: