Caicó, de 20 a 21 Novembro 2019
LOCAL: COMPLEXO CULTURAL ILHA DE SANT'ANA (Caicó-RN)
O I Encontro de Socialização das Aprendizagens e o II Seminário Ensinar e Aprender na Educação Básica são promovidos pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer - SEEC-RN, 10ª Diretoria Regional de Educação e Cultura – 10ª DIREC/Caicó e pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, através do Curso de Filosofia de Caicó, do Grupo de Pesquisa Ensinar e Aprender na Educação Básica – GPEAEB, do Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO/Núcleo da UERN e pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UERN/Filosofia Caicó. Com o tema “Experiências, aprendizagens: políticas, desafios, embates e resistência”, o encontro e o seminário tem como objetivo manter o espaço de pesquisa e socialização de experiências no sentido de atuar com as políticas públicas, identificando desafios, embates e modos de exercer a militância e a resistência nas instituições educativas, promovendo saberes, formação e inovação através do ensino, da pesquisa e da extensão.
Serão priorizadas a socialização de experiências de aprendizagens desde a educação básica até o nível de pós-graduação, stands, varal de experiências, mostra de profissões e apresentações culturais das diversas escolas que compõem a 10ª DIREC, lançamento de livro, socialização de pesquisas concluídas e em andamento no PROF-FILO, no PIBID, na graduação e na pós-graduação em Filosofia, Educação e demais áreas de conhecimento.
Público alvo: docentes, estudantes e equipes gestoras das escolas da educação básica, educação e áreas afins, profissionais da área de Filosofia e Educação e demais profissionais que tenham interesse na temática.
Data: 21/11/2019 - 15:30 horas
Local: Complexo Cultural ILHA DE SANTANA/Caicó-RN
Paulo Freire está hoje no meio de uma acirrada disputa ideológica. Mas este não é um livro sobre a ideologia ou a política partidária de Paulo Freire. Aqui não se entende por política o que se faz dentro da lógica do sistema democrático representativo, mas sim, num sentido mais amplo, o modo como se exerce o poder nas relações estabelecidas com outros e outras numa trama social e, mais especificamente, os modos de exercer o poder ao ensinar e aprender. Paulo Freire nos ajuda a pensar as possibilidades da filosofia em conexão muito próxima com a educação e a política. E é nesse sentido que ele é um filósofo: pela forma como faz de sua vida um problema filosófico e de sua filosofia uma questão existencial na busca de um mundo sem opressores e oprimidos. Nesse contexto, o livro é construído em torno de cinco princípios inspirados na vida de Paulo Freire: a vida (como inseparável de qualquer prática educativa); a igualdade (no início, como pressuposto, e não como finalidade da educação); o amor (não apenas pelas pessoas, mas também pela posição educadora que se ocupa); a errância (no duplo sentido de equivocar-se e de viajar sem destino predeterminado) e a infância (como impulso vital, e não apenas idade cronológica). A obra traz também duas entrevistas reveladoras, uma com filho caçula de Paulo Freire, Lutgardes Costa Freire, e outra com a educadora e amiga Esther Pilar Grossi; além de um apêndice que trata da relação de Paulo Freire com a filosofia com crianças.