Grupos com participação de Docentes, Discentes e Egressos
O GITED pretende constituir um espaço de produção e socialização do conhecimento em torno do eixo interação, texto e discurso, orientado por um viés enunciativo-discursivo. Nesse sentido, o grupo propõe assumir como principal direção de pesquisa promover estudos e reflexões sobre o funcionamento da linguagem e as formas de interação humana em práticas discursivas diversas do mundo contemporâneo. Em decorrência das investigações desenvolvidas, pretende, também, apresentar contribuições para o ensino, com foco no trabalho com o texto e o discurso. Como mantém uma vinculação com o Programa de Pós-Graduação em Letras, o Programa de Mestrado Profissional em Letras, em rede nacional/Campus de Pau dos Ferros (CAPF), e Programa de Pós-Graduação em Ensino, e encontra-se vinculado ao Departamentos de Letras Estrangeiras/CAPF, o grupo espera contribuir com a formação científica e inserção profissional de estudantes graduação e pesquisadores de iniciação científica, mestrado e doutorado.
O GPET congrega pesquisadores que investigam as práticas de produção e ensino de texto em contextos diversos de uso. Caracteriza-se por apresentar: (i) diferentes perspectivas teóricas de texto e discurso que comungam, entre si, do pressuposto de que a linguagem é constitutivamente dialógica; e (ii) diferentes estudiosos que investigam, conjuntamente, os processos de produção e ensino de texto, interessando-se, em especial, pelos processos de argumentação e de funcionalidade do texto. É formado por pesquisadores, colaboradores, técnicos e estudantes da UERN e de outras IES nacionais e estrangeiras. Mantém uma vinculação direta com os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu ofertados na UERN, em Pau dos Ferros: Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Programa de Mestrado Profissional em Letras, em rede nacional (PROFLETRAS), e Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE). Vincula-se aos Departamentos de Letras Estrangeiras (DLE) e Vernáculas (DLV) do Campus da UERN em Pau dos Ferros.
O interesse pelo discurso e pelo pensamento bakhtiniano congrega as pesquisas do grupo, que se voltam à identificação e desenvolvimento das contribuições bakhtinianas aos estudos discursivos atuais. Os projetos em desenvolvimento têm como objetivos: (1) constituir e consolidar uma metodologia de análise discursiva por meio de estudos da obra do Círculo de Bakhtin e de análises efetivas de córpus; além desse objetivo mais amplo, outro mais circunscrito, mas também comum a todos os projetos do grupo, cuida de (2) desenvolver caminhos de reflexão sobre a noção bakhtiniana de gêneros do discurso; um último objetivo visa (3) analisar diferentes gêneros discursivos. Entre as atividades desenvolvidas pelo grupo destacamos: realização de colóquios, apresentações de trabalhos em reuniões científicas e publicações em periódicos (as referências podem ser buscadas nos currículos Lattes dos participantes).
Linha "Das personagens mulheres à literatura de autoria feminina": objetivamos estudar as representações da mulher-personagem, da mulher eu-poético (a) e da mulher autora de seus escritos femininos em prosa e em verso na Literatura e em outras áreas de atuação. O histórico apagar dos passos femininos em suas autorias é um dado histórico que indicam as pesquisas na literatura de autoria feminina. Por isso, o que nos motiva é a busca por obras escritas-criadas por mulheres e assinadas pelas mesmas, abarcando as mais variadas teorias para suas análises.
Linha "Literatura Comparada": desenvolver o comparatismo entre literaturas, preferencialmente de língua portuguesa, por meio da aproximação e/ou distanciamento entre produções estéticas, destacando relações culturais e literárias, bem como traços formais e estilísticos. O propósito é estudar, teórica e analiticamente, a prosa e a poesia, considerando apropriações metafóricas da tradição a modernidade, além da incorporação de traços culturais não hegemônicos.
Linha "Literatura e Imaginário": investigar a articulação da Literatura com o imaginário, dando destaque a mitologização na literatura moderna e pós-moderna, a formas expressivas de imagens arquetípicas, bem como a expressão do símbolo e da fantasia no âmbito do discurso ficcional. Interessa reconhecer a filiação da prosa moderna ao mito arcaico, focalizando temas e motivos literários reabilitados metaforicamente na e pela linguagem.
Linha "A arte romanesca na contemporaneidade. O conto: a arte de um instante, a renovação do gênero, seus mestres e suas poéticas": ampliar as discussões sobre a arte de narrar, dando visibilidade à renovação do conto e o movimento pendular estabelecido por esse gênero para sua configuração na contemporaneidade, preferencialmente em literatura de língua portuguesa.
Linha "O romance em diálogos": esta linha de pesquisa congrega diálogos entre o romanesco e outras linguagens artísticas, com ênfase no cinema.
Linha "Temas, formas e obsessões do romance contemporâneo": reunir discussões e pesquisas interessadas em discutir aspectos gerais do romance contemporâneo.
Linha "A formação do professor no processo de ensino e aprendizagem": o objetivo da linha de pesquisa "A formação do professor no processo de ensino e aprendizagem" é o de fomentar discussões sobre a formação inicial e continuada de de professores da educação básica em contextos contemporâneos em que tem se tornado urgente ressignificações nas posturas e práticas pedagógicas docentes.
Linha "Currículo e Sociedade": refletir sobre o currículo escolar com vínculos sociais a partir das demandas da comunidade em que vive o estudante.
Linha "Educação, sociedade e Tecnologias Digitais": dialogar sobre a educação em constante avanço tecnológico inserida em uma sociedade cada dia mais tecnológica que demanda constantes avanços e adaptações.
O Grupo de Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa (GPORT) estabelece uma interface com o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em especial com as orientações da Linha de Pesquisa "Texto Literário, crítica e Cultura", mantida pelo Programa. O GPORT reúne pesquisadores e colaboradores interessados em refletir e em promover, no espaço luso-afro-brasileiro, estudos ligados à produção e à recepção literárias, a contextos e sistemas literários em (trans)formação na vida social, às literaturas pós-coloniais, às mitologias da era global e a temas como imigração, diásporas e mistos culturais. Desse modo, as pesquisas do grupo visam aprofundar o conhecimento teórico-analítico acerca de culturas e identidades expressas em Língua Portuguesa no seu espaço geográfico e em zonas de transição (de diálogo ou de conflito).
Este grupo reúne o interesse pela interface teoria linguística x ensino, naquilo que trata do conhecimento de fenômenos inerentes ao uso real da língua tanto na análise de processos de itens lexicais e construções que, atuando como escolhas que produzem sentidos discursivamente orientados para a situação de comunicação interativa, revelam os contextos de produção do discurso e os condicionamentos de gênero, quanto do estudo do texto em perspectiva discursiva. As pesquisas visam contribuir com a formação de professores ao estabelecer uma ponte entre a linguística e a prática de ensino, criando condições para um contato positivo entre o educando e as línguas materna e estrangeiras, e, dessa forma, preencher uma grande lacuna entre a universidade (pesquisadores) e a escola (professores de línguas).
O trabalho do grupo tem repercussão nacional e internacional. A repercussão nacional dá-se na medida que os participantes são de todas as regiões do país e encontram-se reunidos por um interesse comum: descrever a língua portuguesa na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional e, se necessário, compará-la com outras línguas. A repercussão internacional dar-se-á em dois âmbitos: na América Latina, uma vez que os membros do projeto pertencem à Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (ALSFAL) e mantêm interlocução com pesquisadores dos países das Américas. O segundo âmbito internacional diz respeito à ligação que os membros do Projeto têm com a Polithecnic University de Hong Kong, na pessoa do pesquisador Christian Matthiessen, fundador do projeto anterior que unia os membros deste que se está propondo.
Incrementar os estudos lingüísticos e literários na UERN, abrindo diálogo com outros profissionais dessas áreas de investigação, e, ao mesmo tempo, promover a pesquisa e a pós-graduação nessa IES em conformidade com as linhas de pesquisa propostas.
O Grupo de Estudos do Discurso - GRED (CAPF/UERN), inserido no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) contribui para que o ensino e a pesquisa do PPGL sejam, cada vez mais verticalizados. Sob esse foco, e tendo em vista os saberes linguísticos da modernidade, é que os pesquisadores do GRED vêm participando em eventos, tais como: congressos(nacionais e internacionais), colóquios, seminários e outros. Além disso, vêm publicando textos de relevância acadêmica(artigos, livros, resenha, etc. ) com o objetivo de apresentar e difundir resultados de suas pesquisas , cujo corpus, com foco na Análise do Discurso, permitem (re)pensar os sentidos do discurso, a partir dos aspectos histórico, analítico-pragmático, político, social e ideológico-cultural.
A grande área Linguística, Letras e Artes, tal como postula o CNPq, constitui um espaço plural para o qual convergem muitos fenômenos da linguagem. Para dar conta das possibilidades de pesquisa que ela demanda, é preciso elaborar projetos articulados em grupos de pesquisa. Nesse sentido, o grupo de pesquisa Práticas discursivas, linguagens e ensino (PRADILE) objetiva desenvolver estudos sobre a linguagem e a diversidade das práticas sociais e discursivas nas diferentes esferas de interação humana. As pesquisas do grupo focalizam projetos que objetivam estudar os fenômenos de linguagem e suas implicações/aplicações ao ensino de língua portuguesa assim como em outras esferas de atividade, integrando, assim, o compromisso social da Universidade por meio da complexa migração desses fenômenos para o contexto escolar.
A literatura apresenta-se hoje como arte e como necessária ao ser humano em seu processo de conhecimento, atividade cognitiva, e principalmente como atividade prazerosa capaz de encantar, promover interação leitor e texto, possibilitando o acesso à leitura e a qualquer outro conhecimento veiculado pela instituição escolar e/ou educativa, assim como pela sociedade em geral. Sendo a literatura, as tecnologias formas de linguagens que possibilitam ao homem mediar a interação social, educativa, assim como as suas atividades cognitivas, esse grupo pretende articular os estudos, as pesquisas e as práticas pedagógicas e/ou educativas relacionando-as ao contexto e realidade local e nacional. Assim, o grupo tem como objetivos: Desenvolver e socializar estudos e discussões em torno da arte, da literatura e do ensino de língua portuguesa nesse contexto; Identificar as práticas relacionadas às diversas linguagens na instituição escolar; Possibilitar a construção de práticas pedagógicas voltadas para o ensino da literatura e de outras linguagens; Fundamentar o docente atuante na escola no que diz respeito às práticas leitoras e às práticas diversas de linguagem; Atuar no contexto escolar na formação do aluno/leitor de literatura e de outras linguagens; Refletir, discutir e analisar o papel da literatura e das novas linguagens em contextos de aprendizagem para a partir de então possibilitar a melhoria no processo de formação leitora e no nosso papel enquanto facilitador da inclusão e compreensão da diversidade; Possibilitar a interlocução entre conhecimento, compreensão e utilização da tecnologia em diversos contextos e os espaços possíveis de literatura, formação leitora e novas linguagens.
As pesquisas do grupo focalizam a descrição e interpretação linguística de textos, com base na Análise Textual dos Discursos - ATD (Adam, 2008, 2010), entendida como uma "teoria da produção co(n)textual de sentido que deve, necessariamente, ser fundamentada na análise de textos concretos". As pesquisas objetivam:(a) contribuir teoricamente para o estudo linguístico do texto; (b) desenvolver metodologias para esse estudo; (c) descrever empiricamente textos variados considerando, especialmente,suas dimensões sequencial-composicional, enunciativa, argumentativa e semântica; (d) encaminhar desdobramentos práticos e de utilidade social das análises. A ATD dialoga com outras abordagens linguísticas do texto e com as teorias linguísticas dos diferentes sistemas da língua (lexical, gramatical, semântico e discursivo; cf. Castilho, 2010). Os projetos atuais se distribuem em quatro linhas de pesquisa: Análise linguística de textos; Diacronia do texto; Mudança semântica; Gramática das sequências. Utilizam-se diversas metodologias (qualitativas e quantitativas) para a análise e comparação de uma grande variedade de dados textuais dos domínios publico e privado: discursos políticos e institucionais, discursos jornalísticos e literários, discursos em educação, produções acadêmicas, correspondências pessoais, narrativas (auto)biográficas e escritas de si, entrevistas, etc.
Grupos e Redes de Pesquisa Internacionais
Literatura, Arte e Transculturalismo é um grupo de pesquisa que analisa a inter-relação e a circulação de literaturas, artes e cultura de uma perspectiva global e não nacionalista, considerando os diferentes modos de comunicação e as várias relações literárias, artísticas e culturais de uma perspectiva intercultural e internacional. Dentro desta estrutura, visa empreender pesquisas científicas que contribuam para o avanço do conhecimento na área de Estudos Globais no que diz respeito à produção literária, artística e cultural, mediação, recepção e circulação, considerando tanto a história desses campos quanto as novas formas contemporâneas emergentes, como as culturas digitais. Também visa refletir sobre a relação recíproca e complexa entre literaturas, artes e culturas locais, regionais e nacionais e literatura, arte e cultura em um sentido global. Sua missão é contribuir para o conhecimento que pode avançar as questões que a humanidade enfrenta no mundo de hoje.
Acesse o site: https://ceg.uab.pt/research/research-groups/group/group-5/