Todas as oficinas da IX SAU são gratuitas, abertas ao público e dão direito à certificação.
Ministrante: Profa. Dra. Leilane Patricia de Lima (UEM)
Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá (Departamento de História - DHI, CRV, Graduação). Professora do Programa de Pós- Graduação em História, na Linha de Pesquisa 1: História, Cultura e Narrativas. Coordenadora de Extensão dos Cursos de História da UEM (CRV, campus Sede, e EaD).
Data/ horário: 12/11 - 8h às 12h
Local: Auditório da BCE
Sobre a oficina: O minicurso propõe uma abordagem teórico-prática da comunicação museológica, compreendida como um campo fundamental para o diálogo entre museus e sociedade. A partir de uma perspectiva crítica e interdisciplinar, o curso busca discutir os fundamentos conceituais do patrimônio cultural, dos museus e da comunicação; desenvolver um olhar crítico sobre os processos comunicacionais nas instituições museais; e repensar o papel social dessas instituições na contemporaneidade.
Faixa etária: acima de 18 anos.
Ministrante: nani naan (Londrina)
não binárie (elu/ele/ela) formade em Artes Cênicas na UEL, professore de rebolado e parte da cultura Ballroom de Londrina.
Data/ horário: 12/11 - 9h às 11h - “rebolar a escrita - desenhado dos quadris” - nani naan (Londrina) - Local: Teatro Universitário de Maringá (TUM) Materiais Necessários: Papel, lápis de cor e grafite (materiais que as pessoas participantes devem providenciar)
Sobre a oficina: quando rebolamos, o quadril desenha, se move pelos lados e faz traços, linhas, formatos quadriculados, circulares, tem muito que da pra experimentar com essa ideia, e ainda como desenhar no papel esse rebolado que se ocorreu no corpo e assim tentar uma escrita que dança, que registra o movimento e movimenta no ato de escrever.
Faixa etária: livre.
Ministrante: Luciana Brites (Curitiba - UNESPAR)
Luciana Brites transita entre as áreas da saúde, educação e cultura. Terapeuta ocupacional (UFPR), finalizando a graduação em pedagogia (PPL) e estudante do bacharelado em artes visuais (UNESPAR). Sua pesquisa artística atual explora técnicas de desenho e pintura direcionadas para os temas: território, capitalismo e corpo.
Data/ horário: 12/11 - 9h às 12h
Local: Sala 3 - bloco A34
Materiais Necessários: giz pastel oleoso ou seco, giz de cera, nanquim, pincel e folhas para desenhar. (materiais que as pessoas participantes devem providenciar)
Sobre a oficina: A oficina propõe uma abordagem prática e teórica para capturar a expressividade corporal por meio do desenho e da pintura gestual. Voltada a estudantes e artistas, desenvolve a percepção dinâmica da figura humana, integrando técnica e sensibilidade. Além disso, aborda a representação gestual como ferramenta de arte engajada, capaz de expressar experiências sociais e políticas através do corpo em movimento.
Faixa etária: acima de 18 anos.
Ministrante: João Pedro Catapan Montanher (UEM)
Graduado em Economia e Mestrando em Bioestatística pela UEM, apaixonado por música, programação e estatística, resolvi misturar os três.
Data/ horário: 12/11 - 13h30 às 14h30
Local: Auditório da BCE
Sobre a oficina: Muito utilizado para análises estatísticas, o software R também é capaz produzir notas musicais por meio da geração de números aleatórios! Participe deste minicurso e venha conhecer essa técnica!
Faixa etária: acima de 18 anos.
Ministrante: Paola Stencel (Curitiba - UFPR)
Paola é uma artista curitibana em formação. Seus interesses perpassam pintura, bordado e fotografia, assim como mídia mista e figurações simbólicas. Em constante inquietude, busca explorar formas de expressão que permitam traduzir diferentes perspectivas, em uma constante descoberta no processo de se aproximar mais de si mesma e do outro.
Data/ horário: 13/11 - 8h às 12h
Local: Sala 09 do bloco A34
Materiais necessários: 10 - 20 folhas de sulfite A4, Papel A4 colorido 2 - 4 folhas, Linhas de costura fina/barbante/croche, Perfuradores (agulhões), borracha ou EVA grosso para perfuração, clipes de papel tipo binder ou prendedor de roupa, agulhas de costura (um fina e uma grossa), Regua, lapis e caneta, cola, revistas, lapis coloridos e canetas coloridas. (materiais que as pessoas participantes devem providenciar).
Sobre a oficina: Nesta oficina, vamos explorar a técnica manual de encadernação japonesa como ponto de partida para a criação de livros de artista únicos, íntimos e experimentais.
A partir da prática com papel, linha e gesto, vamos pensar o livro como um espaço de invenção poética e visual, onde memória e materialidade se alinhavam. Não é preciso ter experiência prévia.
✂️ Vamos dobrar, furar, costurar e experimentar — e cada participante sairá com um livro feito por si e uma nova forma de olhar para o livro-objeto.
Faixa etária:A oficina é voltada para pessoas a partir de 16 anos, com interesse em processos manuais, arte e criação autoral. Não é necessário conhecimento prévio em encadernação ou artes visuais.
Adolescentes de 12 a 15 podem participar se acompanhados por um adulto responsável, por conta do uso de materiais cortantes e ferramentas delicadas..
Ministrante: Laura Bortolozzo (Curitiba - UNESPAR)
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), é bacharel em Artes Visuais pela EMBAP – UNESPAR. Atuou entre 2023 e 2025 nas revistas científicas de arte da Faculdade de Artes do Paraná e, atualmente, é bolsista em gestão cultural na Diretoria de Cultura e na Pró-Reitoria de Arte e Cultura da mesma instituição. Artista visual contemporânea de linguagem múltipla, desenvolve trabalhos em performance, videoperformance, assemblage, escultura e apropriações. Sua pesquisa articula corpo, construção de gênero e sexualidade, com foco nos estudos da performance e nas práticas da arte contemporânea.
Data/ horário: 13/11 - 9h às 12h e 14h às 17h (é preciso estar presente nos dois turnos)
Local: Sala 3 do bloco A34
Materiais necessários: Espelhos para uso próprio, Material de colorir e Maquiagem que tiver disponível ou que tiver mais interesse em usar na experimentação (materiais que as pessoas participantes devem providenciar).
Sobre a oficina: A oficina abordará a experiência do uso da maquiagem para a linguagem da performance nas Artes Visuais e artes da ação, e a reprodução dessa técnica focada na construção de papeis de gênero. Os participantes poderão experienciar técnicas de modelagem do rosto como comunicador de significantes sociais, assim como conhecer mais sobre performance e suas possibilidades da arte contemporânea.
Faixa etária: 16 anos ou mais.
Ministrante: Malika (Pontal do Paraná)
Formanda em Tantra Yoga pela Ananda Marga Brasil e Método Yoga Restaurativa por Miila Derzett, sou Publicitária, Educadora Física, Reikiana, praticante de yoga, ex-atleta de ginástica artística, chef vegan e proprietária do Estúdio Malika. Entusiasta da dança, estudiosa do processo de envelhecimento e da biopsicologia. Ministro aulas e vivências no meu próprio estúdio e em retiros.
Data/ horário: 13/11 - 14h às 17h
Local: Sala 7 do bloco A34
Materiais opcionais: material de desenho e pintura.
Sobre a oficina: Uma imersão artística de autoconhecimento através da pintura, do movimento do corpo e da energia sutil.
A oficina artístico-cultural une expressão corporal, pintura intuitiva e saberes ancestrais do Yoga. Uma vivência sensível, acessível e profunda sobre os chakras (nossos centros energéticos) através do movimento, da arte e do coletivo.
Faixa etária: Adultos e jovens a partir de 16 anos. Não é necessário ter experiência prévia em Yoga ou artes.
Ministrantes: Coletivo Inventarium (UEM)
O coletivo Inventarium é formado pelos integrantes do Projeto de Extensão de mesmo nome, que atua na intersecção entre criação, mediação e ensino de Artes Visuais
Data/ horário: 13/11 - 14h às 17h
Local: Praça 7 de Setembro
Sobre a oficina: Venha passar um tempo com o famoso "peladão" de Maringá. Esta oficina te convida a conhecer pessoalmente a escultura “Monumento ao Desbravador” de Henrique de Aragão, na Praça 7 de Setembro. Juntos, vamos investigar os aspectos artísticos e culturais desta obra de arte pública e criar registros visuais inspirados nela.
Faixa etária: A partir de 16 anos.
Ministrantes: Lua Lamberti e Lucca Zorca - Ballroom Maringá (Maringá/Londrina)
O coletivo surgiu em Maringá aproximadamente há 2 anos, é um coletivo de pessoas pretas, LGBTQ e dissidentes que buscam fomentar a cultura Ballroom surgida em torno 1960 e 1970. Já realizamos a Mini Ball Black and White e a Vogue Night2024 e participamos de apresentações como o Carnaval de 2025, pelo bloco KikaNaRua, na Parada Lgbt de Maringá e na parada da Diversidade de Sarandi.
Data/ horário: 14/11 - 14h às 16h
Local: Sala 7 do Bloco A34
Sobre a oficina: Venha conhecer a trajetória da cultura Ballroom, entender quem foi a pioneira Ballroom, que deu o primeiro caminhar nas categorias Ball. Através de uma oficina teórico-prática iremos trilhar a origem da Ballroom e a velha forma de se fazer voguing. A oficina propõem uma reflexão da história Ballroom e a prática do Oldway, a primeira forma dançante dos bailes.
Ministrantes:
Faixa etária: A partir de 12 anos.