I SEMINÁRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UEFS

DIA C DA CIÊNCIA ^ [2018]

16, 17 e 18 de Outubro de 2018

O I Seminário da Pós-Graduação da UEFS (I SPG-UEFS) visa divulgar as pesquisas desenvolvidas na pós-graduação da Universidade que conta com 25 programas de pós-graduação stricto sensu sendo que 18 são próprios da Universidade (14 acadêmicos e 4 profissionais), 4 são em rede e 3 são interinstitucionais. Completa a pós-graduação da UEFS 8 cursos de pós-graduação lato-sensu. A qualidade dos programas e cursos é reconhecida dentro e fora da UEFS haja vista a procura nos editais de seleção lançados com frequência. Corrobora para esta afirmação o resultado da última quadrienal da Capes (2013-2017) onde tivemos 4 programas com aumento do conceito.

Juntamente com o I SPG-UEFS estaremos participando do Dia C da Ciência [2018]. No I SPG - UEFS teremos palestrantes convidados e apresentações orais de trabalhos vinculados aos cursos e programas de pós-graduação. Ja no Dia C contribuiremos com a exposição de painéis dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos nos cursos e programas de PG da UEFS. Vale salientar que o foco principal do “Dia C da Ciência”, um evento nacional que ocorre dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, é divulgar a produção científica das universidades e centros de ciência e tecnologia. Além disso, e principalmente, representa a união de forças para a sobrevivência do ensino superior gratuito e de qualidade, bem como a manutenção do financiamento público no Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação. A primeira edição ocorreu em 2017 sendo esta a segunda edição desta mobilização nacional em favor da Ciência e da Pesquisa.

A ocorrência do I SPG e a participação no Dia C da Ciência [2018] é uma oportunidade de darmos a devida relevância às pesquisas desenvolvidas na Universidade e mostrar à comunidade interna e externa a importância destas pesquisas e como influenciam o cotidiano de todo cidadão.

A participação dos estudantes e professores dos cursos lato-sensu e dos programas stricto-sensu, esperamos, proporcionará uma integralização dos principais atores da pós-graduação da UEFS e, consequentemente, a divulgação da pesquisa vinculada.