Atividade Especial: Nos dias 13 e 14/09 das 09h às 12h, no Palácio da Justiça, ocorrerá uma oficina de Teatro de Rua com a Dr. Ana Carneiro, com inscrições gratuitas.
13/09: QUINTA-FEIRA
09h - Oficina "Cadernos de Memória", com o Me. Valdemir Oliveira - Local: Escola Superior de Artes e Turismo (Sala 307).
13h - Credenciamento - Local: Escola Superior de Artes e Turismo (Hall do Térreo).
14h - Abertura do Evento - Local: Escola Superior de Artes e Turismo (Miniauditório do 2º andar).
14h30 - Mesa Redonda: Base Nacional Comum Curricular e as Artes no Norte; Mediação Dra. Eneila Almeida - Escola Superior de Artes e Turismo (Miniauditório do 2º andar).
18h - Coffee Break - Escola Superior de Artes e Turismo (Sala 307).
19h - Espetáculo "O Palhaço De La Mancha", da Cacompanhia de Artes Cênicas - Teatro Américo Alvarez.
14/09: SEXTA-FEIRA
Neste dia da programação, disponibilizaremos transporte gratuito para a UFAM/ICHL, com partida da Escola Superior de Artes e Turismo às 12h30.
09h - Oficina "Música Orgânica", com Eliberto Barroncas" - Local: Escola Superior de Artes e Turismo (Auditório Anexo).
14h - Comunicações de Trabalhos - Universidade Federal do Amazonas/UFAM/ICHL.
17h30 - Espetáculo "Passarinho", de Leonardo Scantbelruy - Universidade Federal do Amazonas/UFAM/ICHL.
15/09: SÁBADO
14h - Filme Hélio Oiticica: Mediação Juliana Belota (INPA) - Teatro da Instalação.
16h - Mesa Redonda: Descolonização dos Saberes das Artes na Amazônia; Mediação Me. Amanda Ayres - Teatro da Instalação.
18h - Assembleia: Elaboração de documentos a serem encaminhados à FAEB - Teatro da Instalação.
19h30 - Encerramento - Teatro da Instalação.
COMUNICAÇÕES ORAIS
A abertura de letras e a valorização da cultura local ribeirinha: relato de ação educativa na Escola Estadual Nagib Matni, Belém - PA. Luana Priscila Pereira da Silva.
A Arte Contemporânea no complexo amazônico: performance e processos criativos. Sebastião de Oliveira Filho.
A Construção de conhecimento sobre a música de artistas mulheres em Manaus pelo viés da Interdisciplinaridade. Klissy Kely Guimarães.
A figuração do índigena nas toadas de boi-bumbá: uma análise da Identidade do indígena como valor cultural no processo Ensino aprendizagem no Município de Parintins-AM. Adriano Pinto Marinho e Allan Soljenitsin Barreto Rodrigues.
A formação do Pedagogo/Professor na Universidade Federal do Amazonas para lecionar Artes na rede pública de Manaus: desafios a enfrentar. Heduardo Cabral Monteiro e Jocélia Barbosa Nogueira.
ANTROPOJARDIM: Um processo de criação coletivo que busca despertar a multiplicação de sensibilidades poéticas por meio do contato com a natureza, da valorização da identidade Amazônica e da diversidade brasileira. Amanda Ayres; Diogo Ramon da Silva e Keven Sobreira Ferreira.
Da ‘‘Estruturação do Self’’ ao processo criativo: os objetos relacionais de Lygia Clark como uma proposta dentro da criação cênica. Klaubert Oliveira e Caroline Caregnato.
Da Pedagogia dos Sentimentos à Pedagogia das Sensações: a via das ações físicas no processo de ensino em teatro. Luiz Daniel Lerro Universidade Federal de Rondônia.
DANÇA BUTOH: Dançar livre de técnicas é dançar livre de si?. Saile Moura Farias e Gislaine Regina Pozzetti.
Desafios e Conquistas dos discentes do curso de Artes Visuais Campus Parintins. Carleane Mota Ferreira e Cláudia Carnevskis.
Diálogo entre Saberes: Repensando a Improvisação Teatral a Partir da Vivência com o Grupo Ameríndio Diroá Bayá. Dayane Nunes.
Dificuldade de memorização no processo de ensino e aprendizagem da Dança: em busca de motivos e possíveis soluções pedagógicas. Shaieny Guedes Pires e Caroline Caregnato.
Do “texto decorado” à improvisação como proposta criadora de partituras cênicas: Coméddia dell’arte com alunos do segundo ensino fundamental. Diogo Ramon da Silva Costa e Eneila Almeida dos Santos.
Educação Artística versus Ensino das Artes. Diêmille Santo da Silva.
Experiência Com O Processo Criativo De Pina Bausch. Demmy Cristina Ribeiro de Sousa.
Experimentações com a Dramaturgia em Coautoria Compartilhada. Gislaine Regina Pozzetti.
Expressão artística um espaço para gravura: Atividades no CRAS da Vila Amazônia, Parintins AM. Brena de Moraes Pereira e Sandra Emília Cruz da Costa.
Formação acadêmica em Teatro e Formação Profissional. Tiziane Assunção Virgílio e Eneila Almeida dos Santos.
I FESTIVAL 5 MINUTOS EM CENA: CIRCO, DANÇA, TEATRO E PERFORMANCE - um debate na pós-modernidade de Manaus. Fábio da Silva Moura e Talita Menezes de Souza.
Implicações da Fenomenologia de Merleau-Ponty na Expressão Corporal Infantil. Christianne Farias dos Santos e Raissa Caroline Brito Costa.
Literatura Indígena e as Histórias Tradicionais Do Povo Macuxi e Wapichana. Jucelino Rodrigues Viriato.
Musicalização na Infância: expressão da arte e da espontaneidade da criança. Sandra Rejane Viana de Almeida e Artemis de Araújo Soares.
O Buraco: processo expansivo e aberto. Bruna Mazzotti Quintanilha e Lorenzo de Souza Paião.
O ensino de Teoria, Solfejo e Percepção Musical: relato de experiências realizadas nos Cursos Livres de Extensão em Música. Sara Aimée Ihuaraqui Nogueira; Michelle de Araújo Monteiro e Caroline Caregnato.
O Lúdico No Ensino Do Violino. Glicia Rana da Cunha Machado e Caroline Caregnato.
Práticas e contribuições Artísticas e Culturais do Projeto Madrigal da UEPA, promovido pelo Núcleo de Arte e Cultura da Universidade do Estado do Pará. Edinaldo Nunes de Araújo e Andreia Francelino de Oliveira.
Processo de ensino de Teatro no PROSAMIM: “Vivências e olhares reais sobre a comunidade”. Dayane Araujo e Amanda Ayres.
PRODUÇÃO CULTURAL EM MANAUS: A consciência política como elemento de transformação. Talita Menezes de Souza e Fábio da Silva Moura.
Projeto ‘Contadores de histórias: o teatro popular de formas animadas na comunidade’ e seus desdobramentos no Parque das Tribos. Vanessa Benites Bordin e Valéria batalha da Costa.
Projeto Brincar/Jogar/Dançar/Criar: por uma emancipação do corpo criança, através de uma formação holística. Francisco Rider Pereira da Silva e Márcio Páscoa.
Proposições educativas e performativas: da terra de Makunaima à Ilha da Magia. Ivete Souza da Silva.
Relato de experiência do processo de duas semanas de oficina de Teatro do Oprimido com os alunos da Escola Municipal São Luiz, na Zona Leste de Manaus. Aline Vasconcelos Barreto.
Relato de experiência: O Processo de Experimentação Performática no Âmbito Escolar. Luana Cristina Nascimento Macedo.
Teatro do Oprimido no ensino médio: Desafios, possibilidades e criações estético-pedagógicas. Diogo Ramon da Silva Costa e Eneila Almeida dos Santos.
Um Estudo Sobre O Desenvolvimento Do Gosto Em Música e Em Teatro. Mateus Silva dos Santos.
Um relato da busca pela Interculturalidade nas aulas de Teatro no Estágio Supervisionado de Ensino Médio através do cantar-dançar-batucar no Maculelê. Keven Sobreira Ferreira.
POSTERS
A aulas de filosofia como póiesis: a filosofia, o teatro e o direito. Deise Nilciane Ferreira de Souza.
A influência do espaço escolar nas atividades do ensino de teatro. Kelly Vanessa Nunes De Sousa e Jhon Weiner de Castro.
A MODA E A PROPAGANDA AMAZONENSE NO PERÍODO ÁUREO DA BORRACHA. Helen Juliana Marinho de Souza e Silva; João Lucas Pereira Santana; Linkonl Kedyson Santos dos santos; Pamela Ketlen Nogueira Maia; Charles Santos da Silva e Vitor Murilo Mesquita da Silva.
Arte e identidade cultural: a cidade material como suporte da cidade simbólica na obra de Rai Campos. Rayssa Tavares de Freitas; Paulo Cesar Marque Holanda e Orlane Pereira Freires.
Coletivo Caxxyri: agricultura e arte-educação no Coroado, Manaus/AM. Lucas do Prado Pereira; Aline Radaelli Basso; Celismar Santos Pereira; Gabriel Corrêa Oda; Renata Vilar de Almeida; Kariny Sanchez Vaz de Morais e Welton Yudi Oda.
HIP HOP E REGIONALISMO: a música Chama o Cara de Índio discutindo a ausência do pertencimento. Talita Menezes de Souza e Fábio da Silva Moura.
Museu Virtual, Uma Possível Metodologia Para O Ensino De Arte. Reginaldo De Castro Feitosa.
Nossos Caminhos: Breves Considerações Sobre Arte-Educação E A Prática E Sua Pratica. Michelle Brelaz Portugal e Orlane Pereira Freires.
O modelar que ensina: A educação patrimonial no contexto da oficina cerâmica ministrada na Escola Municipal Professora Francisca Góes dos Santos na Comunidade São Francisco - AM. Paulo César Marques Holanda.
Oficina de performance arte: O corpo como suporte de arte e suas possibilidades. Caroene Neves Silva.
Os Porquês do Processo Olhai por Nós (2018) e sua Estética de Teatro que Invade a Cidade. Iris Brasil de Araújo.
Técnica, criatividade e as perspectivas da BNCC para o ensino de Arte. Simara Brasil Couto de Abrantes e Claudio Silva de Abrantes.
Um relato de experiência sobre a divulgação e produção de eventos culturais (Mormaço Sonoro e II Festiva 5 Minutos em Cena). Myrielle Silva de Souza e Cláudia Araújo de Menezes Gonçalves Martins.