I Fórum Internacional de Psicologia da Faculdade Católica Paulista

27/11 19h30 (Horário de Brasília)

Evento online, gratuito, com certificado

A Internacionalização do Ensino em Psicologia:

Experiências e Perspectivas

Preletores confirmados

Caio Henrique Rangel Silva

Brasileiro, Psicólogo

Especialista em Saúde Mental

Doutorando em Psicologia na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal

Membro do Centro de Estudos de Psicologia Clínica e da Saúde da Universidade do Porto

Psicoterapeuta de orientação psicanalítica

Daniela Leal

Psicóloga portuguesa

Doutoranda bolsista pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal na Universidade do Porto e na Birkbeck University of London

O seu trabalho de investigação debruça-se sobre as questões de diversidade sexual e de género, nomeadamente os respetivos processos familiares e questões interculturais associadas. Destaca-se ainda o seu trabalho associativo e ativista nas questões LGBTQIA+

Rodrigo Cesar Vieira

Psicólogo brasileiro

Mestre em Comunicação

Doutorando em Estudos Interculturais na Índia

Tem experiência como professor universitário nas disciplinas de psicopatologia e clínica, bem como em pesquisa e atuação no Terceiro Setor sob as temáticas Vulnerabilidade Social e Espiritualidade.

EVENTO ONLINE

gratuito

COM CERTIFICADO

19h30 - 21h30

27/11/2020

Internacionalização do Ensino em Psicologia:

Vivências e Possibilidades

Com a globalização, o conceito de internacionalização passou a ser mais presente das instituições (TERRA; LENGLER, 2016). Na intenção de promover a construção de um currículo mais crítico e reflexivo, torna-se imprescindível a valorização de vivências que incluam o multiculturalismo enquanto possibilidade de atuação do profissional psicólogo bem como o estudante em suas futuras atuações.

Para Lima e Maranhão (2011), “a internacionalização tem construído novas configurações para o ensino superior, tornando-o mais global e homogêneo”, ao prover e promover eventos que possibilitem o contato dos estudantes à esta realidade, a Faculdade Católica Paulista incentiva, além da formação continuada essencial aos profissionais contemporâneos, uma ampliação de possibilidades de atuação.

Internacionalizar a ciência é, em si, uma forma de humaniza-la (VEIGA, 2014) e, portanto, espera-se enveredar-se por reflexões enquanto o desenvolvimento, áreas de estudo e contribuições da Psicologia enquanto ciência e profissão ao redor do mundo.

Referências:

LIMA, M. C.; MARANHÃO, C. M. S. De A. Políticas curriculares da internacionalização do ensino superior: multiculturalismo ou semiformação? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, set. 2011. v. 19, n. 72, p. 575–598.

TERRA, A.; LENGLER, J. F. B. Internacionalização do Ensino Superior: Para onde estamos indo? Uma análise das publicações a partir da virada do milênio. Estudos do CEPE, 2016. n. 44, p. 147–168.

VEIGA, F. H. Internacionalização da investigação e do ensino em Psicologia e Educação: demandas Portugal-Brasil. Estudos de Psicologia (Campinas), jun. 2014. v. 31, n. 2, p. 149–158.

Certificados de Participação apenas para participantes ao vivo