UBUNTU

Associação Naturista


Sustentabilidade

Cisterna

O conceito provém de uma cultura milenar de armazenar a água da chuva ou água de poço em uma caixa d'água, chamada de Cisterna.


A água da chuva é captada por calhas e dutos do telhado e/ou pisos enchendo a cisterna, onde permanece armazenada para, mais tarde, ser aproveitada no abastecimento da rede sanitária, na irrigação do jardim, do pomar e da horta, e na lavagem de calçadas e veículos.


O complexo Ubuntu pretende aproveitar o telhado do Hotel Ubuntu, cuja extensão é de 600 metros quadrados e altura de 12 metros, a fim de coletar a água da chuva, evitando que fique sujeita à contaminação de resíduos provenientes das árvores e dos animais.

Sistema Solar Fotovoltáico

Um sistema de energia solar fotovoltáico, também chamado de sistema de captação de energia solar, é um sistema capaz de gerar energia elétrica através da radiação solar. Existem dois tipos básicos de sistemas fotovoltáicos: Sistemas Isolados (Off-grid) e Sistemas Conectados à Rede (Grid-tie).


Nosso projeto prevê a implantação de placas solares ao longo de toda a extensão do telhado do Hotel Ubuntu, possibilitando o abastecimento de energia elétrica gratuita das geladeiras das casas da EcoVila e de, pelo menos, uma lâmpada de emergência, escolhida a critério do morador.

Horta Orgânica

A Horta Orgânica a ser implementada no interior da EcoVila contará com espaços destinados à plantação de verduras e vegetais, chás medicinais e temperos naturais, que poderão ser livremente colhidos pelos associados.


A plantação contará com substratos naturais, gerados por composteira e minhocário próprios, a serem abastecidos com resíduos orgânicos coletados pelos moradores.


Alameda Frutífera


A rua interna da EcoVila Ubuntu será um verdadeiro pomar, com canteiros de árvores frutíferas de várias espécies ao largo de toda a sua extensão.


Até agora, já foram plantadas cerca de 15 espécies distintas, dentre as quais: bergamota (tangerina), limão, laranja, cereja silvestre, amora, acerola, maçã, pitanga, caqui, abacate e café.


Além disso, você é livre para plantar as árvores frutíferas que quiser em seu Lote Residencial.