UBUNTU

Associação Naturista

Conheça nosso projeto

O Nascimento de um Sonho

O projeto Ubuntu nasceu de um sonho encabeçado pelo casal naturista Zumbi Steffens e Nicole Castellan Deppe.

Ambos frequentavam, há anos, na condição de associados, o Clube Naturista Colina do Sol (CNCS), local situado em uma área de 60 hectares no Município de Taquara/RS.

Certa feita, foram consultados pelo fundador do CNCS e antigo proprietário do Hotel e do Restaurante da Colina do Sol, Celso Rossi, sobre seu interesse em adquirir uma área particular de 3 hectares, situada no coração do Clube Colina do Sol. Embora a área estivesse localizada na parte central do CNCS, tratava-se de imóvel particular, com matrícula própria no Registro de Imóveis da cidade.

Após três anos de tratativas, as terras foram finalmente adquiridas e, com elas, surgiu a vontade de transformá-las em uma EcoVila Naturista: um local onde fosse possível residir de forma integrada à natureza, em conformidade com os preceitos naturistas, e, ao mesmo tempo, dispor de uma área de lazer completa, com toda a infraestrutura voltada à recreação, à diversão e ao senso comunitário.

Assim nasceu a Associação Naturista Ubuntu (ANU), uma pessoa jurídica de direito privado, com natureza jurídica de uma Associação (ou Clube) formada por todos os associados que acreditam no sonho de que é possível viver em harmonia com a natureza e o homem.

A ANU está sediada nesta área privativa de 3 hectares, no centro do Clube Naturista Colina do Sol, e é formada por uma área residencial e uma área social, composta por um centro de convivência, um Hotel e um Bistrô.


Estrutura

» ÁREA RESIDENCIAL

Nossa área residencial compõe-se de 25 lotes de 400 metros quadrados, cada. Esses lotes, também chamados de concessões residenciais de uso vitalício, são o local privativo onde você poderá construir a casa que abrigará você e sua família. Todo o valor arrecadado pela ANU com a venda desses lotes reverterá integralmente à construção da nossa sede e farão frente à implantação da rua de acesso, à infraestrutura de lazer, à plantação da horta e do pomar orgânicos comunitários, à construção das cisternas e das placas solares.


As CASAS obedecerão a normas arquitetônicas padronizadas, de forma a causar o menor impacto visual possível entre a edificação e a natureza do entorno. Por outro lado, primamos pela adoção de materiais de construção que proporcionem, de um lado, a durabilidade desejada frente às intempéries do clima gaúcho, e, de outro, confiram conforto térmico e agreguem beleza estética às construções. Nossos materiais-padrão serão, em síntese, madeira, vidro, tijolo à vista e telha cerâmica esmaltada.


As casas serão SUSTENTÁVEIS e contarão, obrigatoriamente, com:


- um ponto de entrada da água da chuva, proveniente da CISTERNA COMUNITÁRIA, para o abastecimento da rede sanitária e das torneiras da rua


- um ponto de ingresso de energia solar, coletada a partir de PLACAS SOLARES FOTOVOLTÁICAS, a serem futuramente instaladas em local apropriado, destinadas a garantir a autonomia energética do Hotel e o funcionamento das geladeiras e de uma lâmpada de emergência das residências


- um ponto de INTERNET FIBRAÓTICA


- um ponto para INTERFONE ou ramal de comunicação interna

» ÁREA SOCIAL

Em nossa área comunitária, há previsão de implantação da seguinte infraestrutura:


- Internet Wi-Fi gratuita;

- Piscina com quadra de vôlei aquática e toboágua;

- Praia de água doce, com areia, espreguiçadeiras e guarda-sóis;

- Ilha em meio ao lago para festas e confraternizações;

- Pedalinho;

- Spa com Hidro Aquecida para sete pessoas;

- Quadra Poliesportiva;

- Quadra de Espirobol;

- Sala de Jogos;

- Academia;

- Salão de Festas (Nu Saloon)

- Playground Coberto;

- Parquinho Infantil ao Ar Livre;

- Chimarródromo e pergolados;

- Xadrez Gigante;

- Lago de pesca;

- Lago para banho;

- Horta e Pomar Orgânicos;

- Hotel;

- Bistrô;

- Espaço para lavagem de veículos;

- Espaço Pet para banho e tosa.

Nudez Social





A Associação Naturista Ubuntu incentivará amplamente o Naturismo e a prática da nudez social, que deverá ser tolerada nas áreas residenciais e comunitárias.



A nudez social será, todavia, facultativa àqueles que não se sentirem confortáveis com sua prática, pois pretendemos que se trate de um espaço de transição e adaptação dos novos associados e visitantes.



Nossas PISCINAS, portanto, admitirão o uso de trajes de banho, em que pese nossa intenção principal seja sempre o incentivo ao Naturismo. Considerando, contudo, que a PRAIA DE ÁGUA DOCE, área de 20 metros de areia, contígua à extensão do Lago, constitui local compartilhado com o Clube Naturista Colina do Sol, cujas normas proíbem a utilização de trajes de banho, a nudez social será obrigatória a seus usuários.






Trabalho Comunitário


Cada associado terá a possibilidade de, querendo, dedicar-se a tarefas que revertam em prol da comunidade. Se você gosta de trabalhos manuais e quiser plantar em nossa horta, cuidar do nosso pomar, adotar uma praça ou exercer qualquer outra atividade que lhe seja prazerosa, seu trabalho será muito bem-vindo.


Adotaremos um banco de horas, de modo que cada hora trabalhada lhe reverterá em abono na Taxa de Manutenção, espécie de "condomínio" que os associados residenciais pagam mensalmente.


Assim, ao mesmo tempo em que você faz o que gosta e contribui para a comunidade, você diminui os custos de moradia, reduzindo o valor do seu "condomínio".


Livre Circulação de Animais Domésticos


Em nossa área, os animais serão muito bem-vindos.


Afinal, o Naturismo não se justifica sem eles.


Em todo o entorno da EcoVila Ubuntu, bem como em torno de cada concessão residencial, haverá uma cerca-viva que servirá para mantermos os animais domésticos restritos à nossa área particular, impossibilitando-os de migrarem para as áreas sociais do Clube Naturista Colina do Sol.


A iniciativa visa atender as normas aprovadas pelo Conselho Deliberativo do CNCS, na Resolução 04 de 2017.


Nosso projeto prevê, ainda, a criação de um ESPAÇO PET, local comunitário onde você poderá dar banho e tosar seus animaizinhos de estimação.



Sustentabilidade


A ANU incentiva o uso de placas solares e cisternas.


Nosso projeto prevê a instalação de placas solares fotovoltáicas e a criação de cisternas para coleta da água da chuva, capaz de abastecer a rede sanitária das casas e o local próprio a ser criado para a lavagem de veículos.


Contaremos, ainda, com uma Horta e um Pomar orgânicos e uma composteira, capazes de garantir a colheita de alimentos fresquinhos para você e sua família.


Veja mais informações em nosso link Sustentabilidade.