APRESENTAÇÃO

A III Olimpíada de Empreendedorismo e Inovação é uma competição entre os Grupos de Liderança - Jovens Empreendedores das Unidades de Ensino da Rede Municipal de Uberaba - Ensino Fundamental II, para estimular os(as) alunos(as) a pensarem em soluções criativas e funcionais referentes aos problemas da comunidade escolar, do bairro ou da cidade de Uberaba.

A Edição de 2022 tem como tema o “Aspirante Geoparque Uberaba”, pois o município é protagonista por abrigar um polo turístico recentemente considerado como um forte pretendente a ser reconhecido como Geoparque, pois agrega, em sua esfera cultural, o trinômio “dinossauro, zebu e Chico Xavier”.

Convém considerar que um geoparque é uma área com expressão territorial e limites bem definidos e deve possuir um notável patrimônio geológico aliado a uma estratégia de geoconservação, a políticas de educação e à sensibilização ambiental, além de promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável, baseado no geoturismo. A modalidade surgiu como uma resposta da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO à necessidade de conservar e melhorar o valor de áreas que possuem um significado geológico, na história da Terra, pois são verdadeiras testemunhas da evolução do planeta e determinantes para o seu desenvolvimento sustentável e para o futuro. Nesse sentido, o Geopark Uberaba - Terra de Gigantes, integra sítios e geossítios dispersos pela cidade que retratam as riquezas geológicas, a herança histórica e a cultural local.

As equipes inscritas deverão propor geoprodutos referentes aos patrimônios do “Aspirante Geoparque Uberaba”, referenciando-se na ideia de que geoprodutos podem ser conceituados como “a produção sustentável de artesanatos locais de produtores da região, de forma inovadora ou até mesmo em produtos mais usuais, que tem a conotação geológica, ou simplesmente, um produto atrelado à história da produção de seu artesão”. Além disso, turistas em busca dessas peças – para presentear alguém que não participou da viagem, ou para relembrar o local visitado – estão expostos, no momento da compra, à cultura local e aos símbolos e códigos utilizados. (ARAÚJO, 2002 e LARAIA, 1993). Assim, um geoproduto pode ser produzido por um artesão local, ou por um material da geodiversidade do lugar onde está o Geoparque.

Os Jovens Empreendedores deverão estar cientes, portanto, de que terão o desafio de apresentar um geoproduto condizente com o Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes.