Clipping Ejud1 número 29 | 01 a 05 de setembro de 2025 | imagens com texto alternativo para pessoas com deficiência visual.
Clipping Ejud1 número 29 | 01 a 05 de setembro de 2025 | imagens com texto alternativo para pessoas com deficiência visual.
DESTAQUES
O Programa Trabalho Seguro do TRT1 e a Escola Judicial convidam para o 6º Simpósio Ejud1 "Saúde Mental nas Relações de Trabalho: reflexões sobre meio ambiente de trabalho e a saúde como direito fundamental", dia 10/9, com transmissão ao vivo para os inscritos
No mês em que se reforça a campanha da Organização Mundial da Saúde de prevenção ao suicídio, chamada de Setembro Amarelo, a Escola Judicial convida todas as pessoas interessadas para o simpósio Meio Ambiente do Trabalho e Saúde como Direito Fundamental, realizado em parceria com o Programa Trabalho Seguro do TRT/RJ.
O simpósio será realizado dia 10/09/2025, das 13h30 às 17h, e será transmitido ao vivo, pelo Zoom, às pessoas inscritas.
A atividade é aberta a todos os públicos, interno e externo.
A Justiça do Trabalho apoia a campanha nacional a favor da vida e destaca a necessidade de ambientes de trabalho também serem espaço de acolhimento e de escuta ativa.
EMAT 2025: 34º Encontro da Magistratura do Trabalho fluminense será realizado nos dias 11 e 12/9
Assédio nas Relações Institucionais e no Ambiente de Trabalho são os temas do 34º Encontro da Magistratura do Trabalho fluminense - EMAT 2025, promovido pela Amatra1 nos dias 11 e 12/9, com o apoio Escola Judicial.
As inscrições estão abertas.
A Escola Judicial convida magistradas(os) e servidoras(es) para o Curso Precedentes no Processo do Trabalho
O curso objetiva oferecer espaço para reflexões e debates sobre os precedentes no Processo do Trabalho, abordando, com base nas mudanças legislativas recentes, notadamente o novo CPC e a Reforma Trabalhista, a necessidade de aprender a lidar com o novo regramento atinente a recursos, aos incidentes recursais e às técnicas de argumentação jurídica decorrentes de tais mudanças.
A DOCENTE
ANA PAOLA SANTOS MACHADO DINIZ é desembargadora do TRT5 e professora da Universidade Estadual da Bahia (UNEB).
--------------------
Período: 08/09 a 30/10/2025
Horário: atividades assíncronas, com prazo para as postagens.
Local: AVA Moodle | Duração: 40 horas | Vagas: 40
Escola Judicial convida magistradas, servidoras e terceirizadas para o segundo módulo do curso Violências Sofridas em Razão de Gênero e a Prática de Defesa Pessoal
O requisito para a participação é ter sido aprovada na do Módulo 1 deste curso.
INSCRIÇÕES
Turma 1 (manhã): Dias: 12/09, 10/10 e 14/11/2025 Horário: de 9h às 12h | Modalidade: Presencial | Local: Prédio Darcy Vargas / 5º andar - Centro de Treinamento da Polícia Judicial | Carga Horária: 9 horas
Turma 2 (tarde): Dias: 12/09, 10/10 e 14/11/2025 Horário: de 13h às 16h
As terceirizadas deverão enviar e-mail para ead.ej1@trt1.jus.br solicitando a inscrição.
Restam poucas vagas no curso Elaboração de Relatórios e Pareceres
Período: de 09 a 12 de setembro de 2025
Horário: 8h a 12h
Modalidade: Telepresencial
Local: Plataforma Zoom
Carga Horária: 16 horas
Vagas: Magistrados(as) e Servidores (as): 45
Docente:
JOSÉ PAULO MOREIRA DE OLIVEIRA - Instituto Nacional da Capacitação. Formado em Letras pela UERJ e pós-graduado em Comunicação empresarial pela UCAM, o Consultor, em 35 anos de magistério, lecionou em vários colégios e universidades, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Café Virtual - Pesquisa Patrimonial para Secretaria de Vara do Trabalho - Tema 2 - CNPJ, JUCERJA, RCPJ, RENAJUD, SNIPER e INFOSEG
Data: 12/09/2025
Horário: 10h às 12h
Modalidade: Telepresencial
Local: Telepresencial - AVA Moodle e Plataforma Zoom
Carga Horária: 2 horas
Vagas: 100
Público-alvo: Servidores, servidoras, magistrados e magistradas lotados(as) no 1º grau de jurisdição
Docentes:
ERIKA DE AGUIAR XAVIER SEPULVEDA - Servidora do TRT1, Especialista em Inteligência Financeira e Pesquisa Patrimonial. lotada na Coordenadoria de Inteligência Financeira e Pesquisa Patrimonial (CIPP).
SABRINA LOURIVAL SASSE - Servidora do TRT1, Chefe do Núcleo de Pesquisa Patrimonial (NUPEP),
Escola Judicial convida para a aula telepresencial "Acesso à Justiça e Povos Indígenas" com a advogada Inory Kanamari, às 17h do dia 09/09
Aula "Acesso à Justiça e Povos Indígenas", com a Dra. Inory Kanamari, advogada indígena especialista em Direito dos Povos Indígenas.
A atividade é promovida pela Universidade de São Paulo – USP
Data: 09/09
Horário: 17h
Link de acesso: https://meet.google.com/efe-yrka-yej
[Reserve a data] TRT2 convida para webinário de apresentação do sistema "Galileu", desenvolvido por servidores do TRT4, que lê as principais peças de um processo, busca precedentes e estrutura relatório inicial de minutas de sentença - dia 19/9, das 14h às 16h
O Galileu ajuda a agilizar a elaboração de minutas de sentenças. É um assistente de Inteligência Artificial (IA) que realiza a leitura automática das principais peças do processo, como petição inicial, contestação, atas de audiência, laudos periciais, dentre outras. Nessa análise, identifica todos os temas envolvidos na causa, tanto do ponto de vista do direito material, quanto processual.
A partir dessa leitura, a ferramenta utiliza a IA generativa para compor uma sugestão de relatório inicial da sentença. O texto já vem organizado no formato de sumário estruturado, dividido em capítulos, cada um indicando fundamentos de fato e de direito apresentados pelas partes e organizados de forma a obedecer à ordem de prejudicialidade das apreciações.
Além de estruturar todo o relatório da sentença, o Galileu também apresenta subsídios potencialmente úteis para a construção da decisão em si. Para cada tema em discussão no processo, de forma individualizada, busca precedentes qualificados e apreciações analíticas produzidas por rede colaborativa de tribunais. Sua base é a jurisprudência consolidada nas cortes regionais e superiores e também os textos padronizados do próprio magistrado referentes ao tema.
Reserve a data: 19/09 | 14h às 16h
O link da transmissão será divulgado em breve
Para conhecer o sistema, acesse: https://www.trt4.jus.br/portais/trt4/galileu
Estagiários de Direito participam de curso de ambientação na Escola Judicial
Alunos e alunas de Direito aprovados em processo seletivo público para estágio remunerado no TRT/RJ participaram, nesta manhã, da terceira turma do curso de ambientação, na Escola Judicial, para atuarem em unidades judiciárias da Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro.
Em uma decisão considerada histórica, o juiz Otávio Bruno da Silva Ferreira, da Vara do Trabalho de Redenção, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) condenou a Volkswagen do Brasil a pagar R$ 165 milhões por danos morais coletivos, após comprovação de que trabalhadores foram submetidos a condições análogas à escravidão na Fazenda Vale do Rio Cristalino, no Pará, durante o período militar.
EDITAIS ABERTOS
DECISÕES DO TST
LINKS DA ESCOLA JUDICIAL DO TRT DA 1ª REGIÃO
ATIVIDADES FORMATIVAS COMPARTILHADAS PELAS DEMAIS ESCOLAS
Clique aqui para ver as atividades formativas compartilhadas pela Enamat e pelas demais Escolas Judiciais para magistrados e servidores.
DICAS DE LEITURA
Despedida
Atravessou uma ditadura, dois impeachments e o fanatismo futebolístico gaúcho sem nunca esconder de que lado estava. Era lido por metalúrgicos, sociólogos (mesmo os contrariados) e até por gremistas. No tempo em que as unanimidades nacionais ainda eram possíveis, Luis Fernando Verissimo foi uma das maiores e mais duradouras.
E então eles começaram a latir. Homens e mulheres de certa idade, talvez inofensivos em outras circunstâncias, imitavam cães furiosos à medida que nós passávamos. Estavam tomados por aquele senso de justiça mal posicionado que, anos mais tarde, levaria aposentados e donas de casa a invadirem lugares públicos clamando por um golpe de Estado. Alguns levavam cartazes com a onomatopeia de ordem escrita em letra de forma, caso alguém não estivesse entendendo bem o recado: “Au, au, au.” (continuar leitura)
Por Cláudia Laitano | Revista Piauí
Fortes evidências empíricas mostram retornos decrescentes (e até negativos) em períodos de atividade com mais de 50-55 horas por semana, além do erro e do retrabalho que aumentam no sentido inverso ao aumento da jornada.
Defensores incondicionais da IA, incansáveis em anunciar que o mundo dos algoritmos libertaria a humanidade do trabalho cansativo, extenuante; e que todos teriam mais tempo livre para se dedicar aos seus desejos, paixões e sonhos pessoais, agora estimula uma jornada de 72 horas, mais conhecida pela sigla 996, equivalente a uma jornada de trabalho das 9h às 9h da noite, seis dias por semana. A ideia nasceu em meados da década de 2010, durante o boom tecnológico da China, quando as empresas procuravam avançar no domínio das tecnologias digitais. Hoje, banido legalmente na China, o modelo tornou-se produto de exportação e agora é defendido no coração do Vale do Silício, na Califórnia, por startups e grandes empresários. Pretende ser uma receita para o sucesso no mundo da IA. Mas, por suas implicações para a saúde e suas dificuldades para estimular a produtividade, é foco de controvérsia. E das grandes.. . (continuar leitura)
Por Glauco Arbix | Jornal da USP
DICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Recomendações do professor João Pedro, da UNICAMP
23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
24. Não abuse das exclamações! Nunca!!! O seu texto fica horrível!!!!!
25. Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão da ideia nelas contida e, por conterem mais que uma ideia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, desta forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
Fonte: Jornal Conversa Pessoal - Secretaria de Recursos Humanos do Senado)