Clipping Ejud1 número 22 | 30 de junho a 4 de julho de 2025 | imagens com texto alternativo para pessoas com deficiência visual.
Clipping Ejud1 número 22 | 30 de junho a 4 de julho de 2025 | imagens com texto alternativo para pessoas com deficiência visual.
DESTAQUES
Os objetivos são:
Realizar um diagnóstico dos processos em fase de execução mais antigos em tramitação, identificando e caracterizando os principais entraves à sua tramitação e conclusão, com a devida classificação por tempo de permanência na fase de execução (mais de 20 anos; entre 15 e 20 anos; entre 10 e 15 anos; e menos de 10 anos).
Capacitar magistrados(as) e servidores(as), abordando todas as hipóteses de fluxo processual na fase de execução que viabilizem a condução eficiente dos processos até o seu encerramento.
Propor ao TRT medidas de gestão voltadas ao desenvolvimento e à atuação estratégica nas Varas do Trabalho identificadas como mais críticas, contando com o apoio da Comissão Nacional de Efetividade da Execução Trabalhista.
Viabilizar, ainda, o apoio do CSJT para o atendimento a eventuais demandas específicas das unidades judiciárias, incluindo a formação de equipes para mutirões, disponibilização de recursos materiais, entre outras necessidades operacionais
Confira a programação e inscreva-se aqui
Próxima edição do Direito em Debate da Ejud1 debaterá a nova sistemática de processamento do Recurso de Revista e a afetação prevista no artigo 1036, § primeiro do CPC.
Dia 21/7, no canal do Youtube
O "Direito em Debate" é um programa mensal no canal da Escola Judicial do TRT1 no Youtube. A edição do próximo dia 21 será com o desembargador Cláudio Montesso (TRT1) e o juiz Maurício Simões (TRT2).
21JUL | 16h às 17h30 | Telepresencial |
Assista aqui | não requer inscrição
Leituras Teóricas de julho | Episódio 3/2025: apresentação do livro Direito do Trabalho na Era Digital, de Teresa Coelho, professora da Escola de Direito da Universidade do Minho (Portugal). A atividade é autoinstrucional e tem duração de uma hora.
Conselho Superior da Justiça do Trabalho convida todas e todos para atividade formativa de Mentoria voltada para formar especialistas em IA e Chat-JT.
Vagas limitadas
O CSJT irá promover nos próximos meses uma Mentoria voltada para formar especialistas em IA e Chat-JT. Essa Mentoria será um treinamento mais intensivo e 100% prático, no qual os instrutores, especialistas em IA e no Chat-JT, irão acompanhar cada um dos participantes. É um treinamento assistido e altamente focado na prática e na realidade de seu Tribunal.
Serão 20 vagas por turma, e os interessados serão selecionados pelo CSJT, com base nas informações declaradas no formulário de inscrição, cujo link está abaixo:
https://link.jt.jus.br/inscricao-mentoria-chat-jt
Dessa forma, solicitamos a gentileza de divulgar o Programa de Mentoria, bem como incentivar os servidores e magistrados de seu Tribunal a se inscreverem, caso seja de interesse.
Serão duas turmas de 20 participantes, e o interessado, ao preencher o formulário, deverá selecionar em qual das turmas melhor se enquadra:
Turma A - Do Básico ao Intermediário
Criar, usar e otimizar prompts
Usar, criar e reaproveitar assistentes;
Usar ferramentas;
Turma B - Avançado
Criar prompts e assistentes avançados;
Criar encadeamento de assistentes;
Criar encadeamento de ferramentas;
Carga horária: 16 horas
Aulas: 4 aulas de 4 horas em datas a serem marcadas futuramente.
Requisitos para aprovação: 100% de presença nas aulas, bem como a resolução das atividades propostas.
Certificado: Todos que concluírem a Mentoria receberão certificados.
Os selecionados receberão informações adicionais posteriormente, acerca de como será o funcionamento da mentoria.
Foi publicado nesta quinta-feira (3/7) o edital da 4.ª edição do Exame Nacional da Magistratura (ENAM), organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). As inscrições começam no dia 10 de julho, às 16h, e vão até o dia 14 de agosto.
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizará, entre os dias 18 e 22 de agosto de 2025, a Semana Nacional dos Precedentes Trabalhistas, evento anual que visa promover e consolidar precedentes na Justiça do Trabalho. A iniciativa passará a integrar oficialmente o calendário de eventos do TST, com realização prevista sempre para o mês de agosto. Não haverá transmissão simultânea.
Das 40 teses, cuja jurisprudência foi reafirmada, destacam-se algumas matérias de largo alcance, com perspectiva de redução da litigiosidade em todo o país.
Recente pesquisa do Datafolha, que ganhou grande repercussão na imprensa, mostrou que, para 59% das pessoas, o trabalho autônomo é melhor do que ter emprego[1]. Outros achados importantes da pesquisa foram: desde 2022, cresceu de 21% para 31% o número de pessoas que consideram mais importante ganhar um salário maior do que ter um vínculo formal; (continuar a leitura)
ATIVIDADES DA EJUD1 COM INSCRIÇÕES ABERTAS OU CONFIRMADAS
EDITAIS ABERTOS
DECISÕES DE TRIBUNAIS SUPERIORES
LINKS DA ESCOLA JUDICIAL DO TRT DA 1ª REGIÃO
ATIVIDADES FORMATIVAS COMPARTILHADAS PELAS DEMAIS ESCOLAS
Clique aqui para ver as atividades formativas compartilhadas pela Enamat e pelas demais Escolas Judiciais para magistrados e servidores.
DICA DE LEITURA
No último sábado, 21 de junho, a Folha de S.Paulo publicou uma pesquisa das mais relevantes dos últimos tempos sobre o mundo do trabalho no Brasil. E o que imediatamente me chamou a atenção foi a maneira como essa pesquisa foi apresentada na manchete do jornal, que afirmava, sem nenhum constrangimento, que “a maioria gostaria de trabalhar por conta própria no Brasil”. A afirmação simplesmente não encontra respaldo nos dados do próprio levantamento.
É muito grave que um veículo do porte da Folha estampe uma manchete desse tipo. A leitura atenta dos números mostra que ela não dialoga, em nenhum nível, com o conteúdo real da pesquisa. Trata-se de uma simplificação grosseira, que não corresponde nem de perto aos percentuais apresentados e, mais grave, distorce o próprio sentido do que foi apurado. (continuar a leitura)
Por Carlos Calazans | Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho em 25/05/2025
Fonte: https://www.abet-trabalho.org.br
DICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Recomendações do professor João Pedro da UNICAMP
1. Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev., etc.
2. É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.
Fonte: Jornal Conversa Pessoal - Secretaria de Recursos Humanos do Senado)