Clipping Ejud1 número 16 | 12 a 16 de maio de 2025 | imagens com texto alternativo para pessoas com deficiência visual.
Clipping Ejud1 número 16 | 12 a 16 de maio de 2025 | imagens com texto alternativo para pessoas com deficiência visual.
DESTAQUES
A Ejud1 convida para 3º Simpósio Ejud1: "Simpósio Internacional As Novas Fronteiras de Regulação do Trabalho Protegido em Uma Perspectiva Comparada: o trabalho no século XXI", em referência ao Dia Internacional do Trabalho, dias 19 e 20 de maio.
É permitida a participação por turno de livre escolha.
A Escola Judicial convida todas e todos para o 3º Simpósio Ejud1: "Simpósio Internacional As Novas Fronteiras de Regulação do Trabalho Protegido em Uma Perspectiva Comparada: o trabalho no século XXI" em referência ao Dia Internacional do Trabalho, que ocorre nos dias:
Dia 19/05/2025 - das 9h às 17h - no Auditório do TRT1, e
dia 20/05/2025 - das 10h às 17h - na modalidade telepresencial.
As atividades de ambos os dias serão transmitidas pelo canal da Escola Judicial no Youtube.
Você pode conferir a programação completa no link de inscrição abaixo.
Os Simpósios da Ejud1 são abertos a todas e todos, inclusive público externo, de forma gratuita. Compartilhe este convite!
A Ejud1 comunica a abertura de inscrições para a próxima edição do projeto "Fotografias do Trabalho", que exibirá o documentário "Servidão", dia 28.
A Ejud1 exibirá o documentário "Servidão", seguido de um bate-papo com o cineasta e diretor do filme, Renato Barbieri, e com a juíza do Trabalho e presidente da Amatra1, Daniela Muller.
Será no dia 28/05, das 16h às 19h, na sala 3 da Escola Judicial do TRT/RJ.
A atividade é gratuita e aberta a todas e todos. Inscreva-se, pois as vagas são limitadas. O link está no nosso portal: www.trt1.jus.br | Institucional | Escola Judicial | Cursos e aqui.
Barra Mansa sediará a 5ª Edição do Seminário Regional Sul Fluminense, promovido pela Ejud1, dia 6 de junho, no auditório da Seccional da OAB.
Confira a programação e inscreva-se aqui.
Barra Mansa sediará a 5ª Edição do Seminário Regional Sul Fluminense da Escola Judicial do TRT/RJ, cujo tema é a “Aplicação do Protocolo com Perspectiva de Gênero nos Processos Trabalhistas e Previdenciários”. Dia 6 de junho, das 9h às 13h, no Auditório da OAB (Rua Cristóvão Leal, 65, Centro Barra Mansa-RJ).
Os seminários regionais da Ejud1 são abertos a todas as pessoas gratuitamente.
Veja a programação e inscreva-se aqui
Há duas décadas, o CNJ atua como agente transformador na garantia de direitos de vários públicos, inclusive de adolescentes. Além das iniciativas voltadas ao sistema socioeducativo, destacam-se também políticas prioritárias de adoção tardia e desinstitucionalização de jovens acolhidos, temas que ganharam força nos últimos anos dentro do Conselho por meio de normativas, programas e parcerias.
Com o tema "Para além de 2025: Desafios do presente e perspectivas futuras", o Seminário Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Infantil será realizado no dia 25 de junho, em Belém, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP).
As inscrições podem ser feitas até 16 de junho e as vagas presenciais são limitadas. No entanto, quem não puder participar presencialmente, poderá acompanhar a transmissão, ao vivo, pelo canal do TRT-8 (PA/AP) no YouTube.
A formação da classe trabalhadora brasileira constitui um processo histórico singular, profundamente marcado pela transição do trabalho escravo para o trabalho livre a partir do 13 de maio de 1888. Esta data, longe de representar apenas a assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, simboliza um complexo processo de lutas e resistências que se iniciou muito antes da abolição formal e continuou muito depois dela. (para continuar a leitura, clique no título da postagem).
RESERVE A DATA: ATIVIDADES DA EJUD1 COM INSCRIÇÕES ABERTAS OU CONFIRMADAS
EDITAIS ABERTOS
DECISÕES DE TRIBUNAIS SUPERIORES
LINKS DA ESCOLA JUDICIAL DO TRT DA 1ª REGIÃO
ATIVIDADES FORMATIVAS COMPARTILHADAS PELAS DEMAIS ESCOLAS
Clique aqui para ver as atividades formativas compartilhadas pela Enamat e pelas demais Escolas Judiciais para magistrados e servidores.
DICA DE LEITURA
Inteligência Artificial e o mundo do trabalho
Intrínseco à falta de transparência está a assimetria de informações. Todas as programações de IA, dos algoritmos e softwares de gestão são feitas pelas empresas ou contratadas por elas. Portanto, a forma como são elaboradas, a definição de critérios, de métricas, de avaliação e decisões é de conhecimento da empresa empregadora, mas não é de conhecimento do trabalhador. Abílio (2020, p. 119) afirma que “o trabalhador não tem clareza sobre as regras que operam na definição de metas e bonificações (…) o trabalhador vive disponível para o trabalho, sem saber como opera seu próprio recrutamento”. (continuar a leitura)
Autor do artigo: Cássio da Silva Calvete é Professor associado do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutor em Economia Social e do Trabalho pela UNICAMP e com pós-doutorado pela Universidade de Oxford.
Fonte: https://www.dmtemdebate.com.br. Data original da publicação 15/05/2025.
DICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Costumeiro ou costumada?
A expressão "costumeiro", para significar algo que se faz com habitualidade, é errada.
O certo é "costumado". Assim:
" O juiz usou a sua costumada experiência na solução do litígio".