Clipping Ejud1 número 15 | 5 a 9 de maio de 2025 | imagens com texto alternativo para pessoas com deficiência visual.
Clipping Ejud1 número 15 | 5 a 9 de maio de 2025 | imagens com texto alternativo para pessoas com deficiência visual.
DESTAQUES
Escola Judicial realizará a segunda edição dos "Simpósios Ejud1" com o tema "Decolonialidade, Povos Originários e Trabalho: um olhar sobre o passado/futuro", em referência ao Dia de Denúncia contra o Racismo, dia 13 de maio, no Auditório do TRT1 e no canal da Ejud1 no Youtube
A Escola Judicial realizará a segunda edição do Simpósio Ejud1, com o tema "Decolonialidade, Povos Originários e Trabalho: um olhar sobre o passado/futuro", em referência ao Dia de Denúncia contra o Racismo, dia 13 de maio, no Auditório do TRT1.
Para os que não puderem se deslocar ao Prédio-Sede do TRT/RJ, haverá transmissão pelo canal da Escola Judicial no Youtube.
Os Simpósios da Ejud1 são abertos a todos os interessados.
PROGRAMAÇÃO
14h30 - CAFÉ DE BOAS-VINDAS
15h às 15h30 - ABERTURA
15h30 às 18h - MESA DE DEBATES
Trabalho e relações étnico-raciais
Daniela Valle da Rocha Muller - Juíza do Trabalho do TRT1 - Gestora Nacional do Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante.
O direito de consulta prévia, livre e informada na agenda dos povos e comunidades tradicionais no Brasil
Felipe Santos Estrela de Carvalho - Professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Esperança Garcia: Escrevivências, Direito à Memória e Ancestralidade
Gabriela Barreto de Sá - Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Os Povos Indígenas e o Mercado de Trabalho no Brasil Contemporâneo
Fernanda Kaingáng - Diretora do Museu Nacional dos Povos Indígenas
Mediação: Rogério Lucas Martins - Desembargador do Trabalho do TRT1
Ejud1 convida para aula aberta com o jurista Lenio Streck e mediação do desembargador José Nascimento, às 16h do dia 14, no Foro da Lavradio
Com o título "Por que não existem respostas antes das perguntas? O direito, os precedentes e a "hermenêutica da literatura"", a aula ocorre no Foro da Lavradio, com mediação do desembargador José Nascimento.
Lenio Streck é autor de dezenas de livros e membro da Academia Brasileira de Direito Constitucional. Conhecido principalmente por seus trabalhos voltados à filosofia do direito e à hermenêutica jurídica, é professor dos cursos de pós-graduação em Direito da Unisinos e membro do Grupo Prerrogativas.
A atividade é aberta a todos(as) os(as) interessadas e as inscrições estão aqui.
Ouvidoria da Mulher, Cpol , Csad e Ejud1 convidam para o curso "Violências Sofridas em Razão de Gênero e a Prática de Defesa Pessoal" dia 16, no prédio Darcy Vargas.
Curso Violências sofridas em razão de gênero e a prática de defesa pessoal
Dia 16MAI | 9h às 16h
Presencial
Prédio Darcy Vargas - Sala CPOL
Av. General Justo, 275 - 5º andar
Realização: Ouvidoria da Mulher, CPOL e CSAD, com o apoio da Ejud1
magistrados(as) | servidores(as)
funcionários(as) terceirizados(as)
A Ejud1 convida para 3º Simpósio Ejud1: "Simpósio Internacional As Novas Fronteiras de Regulação do Trabalho Protegido em Uma Perspectiva Comparada: o trabalho no século XXI", em referência ao Dia Internacional do Trabalho, dias 19 e 20 de maio
A Escola Judicial convida para 3º Simpósio Ejud1: "Simpósio Internacional As Novas Fronteiras de Regulação do Trabalho Protegido em Uma Perspectiva Comparada: o trabalho no século XXI" em referência ao Dia Internacional do Trabalho, que ocorre nos dia:
Dia: 19/05/2025 - das 9h às 17h - no Auditório do TRT1,
Dia: 20/05/2025 - das 10h às 17h - Telepresencial com transmissão pelo Youtube da EJUD1
Para os que não puderem se deslocar ao Prédio-Sede do TRT/RJ, haverá transmissão das atividades presenciais do dia 19 pelo canal da Escola Judicial no Youtube.
Os Simpósios da Ejud1 são abertos a todos os interessados.
Você pode conferir a programação completa no link de inscrição abaixo.
A atividade visa a suscitar nos participantes a experiência de uma pesquisa etnográfica de um dia, em que passarão atuando em trabalhos que não exigem formação universitária.
São disponibilizadas 16 vagas: servente de limpeza, jardineiro(a), copeiro(a), porteiro(a), recepcionista, mensageiro(a), auxiliar de serviços gerais e orientador(a) de estacionamento.
A atividade inclui a fase preparatória e a produção de relatório, o que totaliza 60 horas.
Ejud1 lança primeiro episódio do ano do Leituras Teóricas - Livro de Cabeceira sobre o livro "Direitos Sociais para Além dos Muros da Constituição" de Eduardo Adamovich, desembargador do TRT1
A Escola Judicial disponibilizou o primeiro episódio de 2025 do programa Leituras Teóricas: Livro de Cabeceira, sobre a obra “Direitos Sociais para Além dos Muros da Constituição”. O programa apresenta um bate-papo do desembargador do TRT1 Eduardo Adamovich, autor da publicação, com a diretora da Escola Judicial, desembargadora Sayonara Grillo.
A atividade é autoinstrucional.
Certificação de 1 (uma) hora de atividade formativa para o participante, magistrado(a) ou servidor(a).
Instituições do mundo do trabalho no Brasil promovem, em 22 de maio, na sede do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, o Seminário “Mudanças Climáticas e seus Impactos nas Relações de Trabalho”. O evento será realizado das 9h às 13h e as inscrições já estão abertas.
Haverá transmissão ao vivo no canal do TST no YouTube. No entanto, a certificação só será concedida para a participação presencial.
O volume de processos recorrentes sobre descontos não autorizados em benefícios previdenciários, especialmente em mensalidades de associações e sindicatos, levou o Centro de Inteligência da Justiça Federal no Rio Grande do Norte a editar nota técnica sobre o tema. O documento será tema da caravana virtual organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para maio, como parte de uma estratégia nacional para reduzir a judicialização excessiva.
Em 30 de agosto de 2018, o Supremo Tribunal Federal, no julgamento conjunto da ADPF 324 e do RE 958.252, decidiu, por maioria, que é lícita a terceirização de atividades‑fim. A decisão alterou entendimento anterior pacificado na Justiça do Trabalho que permitia apenas a terceirização em atividade-meio.
Desde então, o tribunal tem acolhido essa tese, em julgamento de diversas reclamações constitucionais originárias da Justiça do Trabalho, em casos que versam sobre a configuração dos requisitos configuradores de vínculo de emprego (para continuar a leitura, clique no título da postagem).
RESERVE A DATA: ATIVIDADES DA EJUD1 COM INSCRIÇÕES ABERTAS OU CONFIRMADAS
EDITAIS ABERTOS
DECISÕES DE TRIBUNAIS SUPERIORES
LINKS DA ESCOLA JUDICIAL DO TRT DA 1ª REGIÃO
ATIVIDADES FORMATIVAS COMPARTILHADAS PELAS DEMAIS ESCOLAS
Clique aqui para ver as atividades formativas compartilhadas pela Enamat e pelas demais Escolas Judiciais para magistrados e servidores.
DICA DE LEITURA
O plenário do STF reconheceu a repercussão geral da tese a ser fixada no julgamento do recurso extraordinário do Tema 1389. A matéria envolve o debate sobre fraudes na contratação de trabalhadores sob o rótulo de contratos entre Pessoas Jurídicas (PJs). A decisão será vinculativa para toda a justiça brasileira. O relator Gilmar Mendes acaba de suspender nacionalmente a tramitação de todos os processos que tratem das questões relacionadas ao Tema 1389 até o julgamento do recurso extraordinário. O pretexto foi o de que a Justiça do Trabalho (JT) estaria desrespeitando a jurisprudência do STF. Há controvérsias. (continuar a leitura)
Autor: Maurício Rands é advogado formado pela UFPE, professor de Direito Constitucional da Unicap, PhD pela Universidade Oxford.
Fonte: https://www.dmtemdebate.com.br. Data original da publicação 24/04/2025.
DICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Travessão
O uso do travessão ( - ) exige cuidado. É um sinal gráfico usado para explicar ou destacar termos ou ideias principais da frase. Se você abriu um travessão para pôr em destaque uma ideia, feche-o assim que completado o destaque. Assim: “ Os autos do processo - que haviam sido dados por extraviados na reforma das instalações da Vara - foram localizados tão logo iniciada a restauração”, e não “ Os autos do processo - que haviam sido dados por extraviados na reforma das instalações da Vara foram localizados tão logo iniciada a restauração”.