Clipping Ejud1 número 03 | 21 a 24 de janeiro de 2025 | imagens com texto alternativo para deficientes visuais
Clipping Ejud1 número 03 | 21 a 24 de janeiro de 2025 | imagens com texto alternativo para deficientes visuais
DESTAQUES
Ejud1 custeará a apresentação de trabalhos de magistrados ou de servidores selecionados para o ENABET2025
O encontro é organizado pela Associação Brasileira de Estudos do Trabalho há mais de 30 anos. Nesta edição de 2025, o XIX ENABET buscará fomentar a discussão sobre as múltiplas e diversas realidades dos trabalhadores e suas organizações coletivas, buscando estimular a contribuição dos participantes na elaboração de diagnósticos do cenário atual do trabalho no Brasil.
O prazo para submissão de trabalhos à comissão organizadora do encontro encerra dia 31 de março (detalhes e inscrições aqui).
A Escola Judicial custeará passagens e diárias para a apresentação de até 3 trabalhos (de magistrados ou de servidores do TRT1) selecionados para o encontro, que ocorre em Florianópolis de 29 de julho a 2 de agosto de 2025, na Universidade Federal de Santa Catarina.
Conheça o sítio da ABET: https://abet-trabalho.org.br/
A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho – ENAMAT realizará o Curso de Formação Continuada (CFC) sobre “O Direito da Criança e do Adolescente e a Justiça do Trabalho”, na modalidade a distância, no período de 17 de fevereiro a 9 de abril de 2025, destinado a magistradas e magistrados do Trabalho, com o total de 40 horas-aula.
Para a efetivação das inscrições das magistradas e dos magistrados, deve-se acessar o link onde se encontra o formulário de inscrição on-line, que deverá ser preenchido até o dia 7 de fevereiro de 2025.
Inscrições para o Curso Inteligência Artificial na Rotina Judicante abrirão às 8h do dia 30, para magistradas e magistrados.
O curso será realizado nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, na modalidade telepresencial, e tratará de inteligência artificial generativa, uso do ChatGPT na prática judicante: riscos e desafios Ético-Jurídicos e introdução ao uso de Prompts.
Os docentes são os juízes Fernando Hoffmann, do TRT9, Jorge Araújo, do TRT4, e Ney Maranhão, do TRT8.
Ejud1 promoverá curso sobre protocolo de julgamento com perspectiva de gênero dia 7 de março.
A Escola Judicial informa que está em tratativas com a juíza do Trabalho Patrícia Maeda para promover o curso Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero neste TRT, dia 07/03/2025, com duração de 6 horas.
Patrícia Maeda é Juíza do TRT da 15ª Região (Campinas/SP), mestra e doutora em Direito do Trabalho pela USP e foi colaboradora no grupo de trabalho que desenvolveu o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero no CNJ.
A Ejud1 informa que estão abertas as inscriçóes para estudantes de Direito (do quatro ao nono período) interessados em estagiar no TRT1. A bolsa-auxílio é de R$1.035,00 e o auxílio-transporte é de R$10,00 por dia. A jornada é de 4 horas.
As unidades do TRT com vagas estão nos municípios do Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Araruama, Barra Mansa, Barra do Piraí, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Itaperuna, Macaé, Magé, Maricá, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Queimados, Resende, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis, Três Rios e Volta Redonda.
Os interessados podem obter detalhes no Edital que está disponível no sítio da Ejud1 (veja aqui).
Comissão de Acessibilidade convida para o curso Acessibilidade e Gestão da Diversidade, que se inicia dia 27 de janeiro, na modalidade telepresencial (20 horas)
As docentes são as servidoras Maria Villela Ferreira, membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT1, e Luísa Leão Almeida, chefe da Seção de Sustentabilidade do TRT8.
Ao final do curso, os(as) participantes deverão conhecer os aspectos fundamentais da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência e saber aplicá-los para a melhoria do relacionamento com estas pessoas para a eliminação das barreiras atitudinais ainda existentes no TRT da 1ª Região.
(detalhes e inscrições aqui)
Ao lado de objetivos para efetivar os direitos de mulheres e crianças, além de combater a improbidade no serviço público, as Metas Nacionais do Poder Judiciário de 2025 reforçam o enfoque sobre os direitos de indígenas e quilombolas no Brasil.
A premiação visa reconhecer iniciativas de inovação, sustentabilidade e eficiência na Justiça do Trabalho. As inscrições vão até sexta-feira, 24 de janeiro.
EDITAIS ABERTOS
DECISÕES DO TST
LINKS DA ESCOLA JUDICIAL DO TRT DA 1ª REGIÃO
ATIVIDADES FORMATIVAS COMPARTILHADAS PELAS DEMAIS ESCOLAS
Clique aqui para ver as atividades formativas compartilhadas pela Enamat e pelas demais Escolas Judiciais para magistrados e servidores.
DICA DE LEITURA
"Ainda estou aqui” carrega pra mim um sem número de lições, das mais técnicas (direção, atuação, etc) às mais políticas, mas vou ter de me ater aqui as que considero principais – a lição mais geral sobre como fazer, e vender!, um bom filme para as massas mesmo em tempos de super-hiper-individualização; e a lição que remete ao conteúdo da história, a lição de vida que nos dá Eunice Paiva, e que é também uma lição de como combater a força daqueles que ousam querer governar pela força, ontem, hoje ou amanhã.
Por Gláucia Campregher, Professora de Economia da UFBA
DICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
A expressão “forçar a barra” vem do dialeto militar.
Quando o navio inimigo abria fogo contra as baterias de costa para invadir a baía e tomar uma posição, dizia-se que o inimigo estava “forçando a barra”, isto é, a “forçando a entrada da baía ou foz de um rio”.