Clipping Ejud1 número 02 | 12 a 16 de janeiro de 2026 | imagens com texto alternativo para pessoas com deficiência visual.
Clipping Ejud1 número 02 | 12 a 16 de janeiro de 2026 | imagens com texto alternativo para pessoas com deficiência visual.
DESTAQUES
O XVI Fórum de Gestão Judiciária, realizado entre os dias 14 e 16 de janeiro de 2026 pelo TRT-1, reuniu especialistas para debater o tema "O Poder Judiciário frente ao Horizonte Contemporâneo". O evento contou com atividades presenciais e telepresenciais, incluindo conferências de magistrados de tribunais superiores e painéis sobre direitos humanos, padrões internacionais e obrigações judiciais.
Durante a programação, ganharam destaque as discussões sobre o uso de protocolos para julgamentos com perspectivas antidiscriminatórias, interseccionais e inclusivas, abrangendo recortes de gênero, raça e diversidade3. Além dos debates teóricos, o fórum promoveu oficinas práticas focadas na análise de casos reais e na aplicação da Inteligência Artificial no processo judicial, orientando os participantes sobre o uso ético de ferramentas generativas e a elaboração de prompts para a construção de respostas jurídicas.
O encerramento do evento abordou o papel das cortes na afirmação do trabalho decente e os desafios do gerencialismo frente à busca por justiça.
A iniciativa reforça o compromisso da Escola Judicial do TRT-1 com a formação contínua dos magistrados a partir dos princípios constitucionais fixados na Constituição de 1988 com vistas à preservação do constitucionalismo social e da preservação e promoção do trabalho decente.
O III Fórum de Supervisores Jurídicos, Assistentes Secretários e Assistentes de Juiz Substituto foi realizado com sucesso no dia 13 de janeiro de 2026. O evento ocorreu na modalidade telepresencial via plataforma Zoom, reunindo profissionais para uma jornada dedicada ao aperfeiçoamento institucional e técnico. A abertura contou com a presença da Desembargadora Sayonara Grillo Coutinho, Diretora da Escola Judicial do TRT1, seguida por uma devolutiva institucional apresentada por Luis Felipe Carrapatoso, Diretor da Secretaria-Geral Judiciária, sobre os encaminhamentos de proposições anteriores da categoria.
Durante a manhã, a programação destacou temas fundamentais para a modernização do trabalho, como o uso do Sistema GALILEU e a ética profissional, em painel conduzido pelo Juiz Marcelo Rodrigues Lanzana Ferreira e pelo assistente Thiago Pires dos Santos. O período vespertino foi marcado por oficinas telepresenciais simultâneas, que permitiram aos participantes aprofundar conhecimentos em áreas específicas, incluindo o uso de I.A. na elaboração de minutas de sentença, práticas de execução trabalhista, gestão do tempo no teletrabalho e protocolos de julgamento com perspectiva antidiscriminatória.
O fórum reafirmou o compromisso da Justiça do Trabalho com a atualização contínua de seu corpo funcional diante dos novos desafios tecnológicos e sociais.
Curso de Formação Continuada sobre
Sistema Interamericano de Direitos Humanos
Modalidade: a distância
Carga horária: 40 horas/aula
Período de realização: de 23/02/20026 a 22/04/2026
Para a efetivação das inscrições deve-se acessar o link abaixo, onde se encontra o formulário de inscrição on-line, que deverá ser preenchido até o dia 16 de fevereiro de 2026.
Link de inscrição: https://forms.gle/h2DJYqGvpeaSnEAEA
Com o objetivo de ampliar a divulgação e aprofundar a reflexão sobre a temática, a ENAMAT produziu e disponibilizou Videocast sobre o curso, no qual a conteudista da ação formativa aborda o que magistratura pode esperar da formação, os impactos desse Sistema na prática trabalhista e os principais desafios para aplicar as normas. O episódio encontra-se disponível no canal oficial da ENAMAT no YouTube, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=6jVBrRw0GMw.
III SINFOMAT e Congresso Internacional "Diálogos sobre Relações de Trabalho na Sociedade Contemporânea
A ENAMAT, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), está ultimando tratativas para a realização conjunta do Congresso Internacional "Diálogos Internacionais: relações de trabalho na sociedade contemporânea". O evento está previsto para ocorrer nas dependências do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília - Distrito Federal, nos dias 2, 3 e 4 de março de 2026, na modalidade presencial, constituindo uma ação formativa de caráter continuado.
O propósito do congresso é debater as tendências e os desafios globais das relações de trabalho na atualidade, marcadas pela diversidade de modalidades em face das novas formas digitais do labor humano e seus impactos na titularização dos direitos sociais e trabalhistas, bem como na concretização do trabalho em condições dignas. A solenidade de abertura do evento ocorrerá no dia 2 de março (segunda-feira), às 19h, no plenário Ministro Arnaldo Süssekind, localizado no térreo do Bloco B, desta Corte.
Curso de Formação de Formadores intitulado Relações Trabalhistas na Sociedade Contemporânea
Data: 5 de março de 2026, das 8h às 18h, a ser realizado na modalidade presencial, nas dependências desta Corte.
O curso é parte integrante do Congresso Diálogos Internacionais: relações de trabalho na sociedade contemporânea, que ocorrerá nos dias 2, 3 e 4 de março de 2026, também na modalidade presencial, no Auditório Mozart Victor Russomano, nas dependências desta Corte.
Informamos que a oferta de vagas e os critérios de inscrição serão disciplinados por meio do Edital ENAMAT nº 13/202
EDITAIS ABERTOS
DECISÕES DO TST
LINKS DA ESCOLA JUDICIAL DO TRT DA 1ª REGIÃO
ATIVIDADES FORMATIVAS COMPARTILHADAS PELAS DEMAIS ESCOLAS
Clique aqui para ver as atividades formativas compartilhadas pela Enamat e pelas demais Escolas Judiciais para magistrados e servidores.
DICAS DE LEITURA
Livro
Adeus à CLT?
Responda, com esperança ou ceticismo, mas não o faça sem reflexão, contextualização e conhecimento teórico-empírico. À instigante pergunta de partida, o livro oferece um instrumental analítico relevante para se pensar a centralidade da CLT no universo da regulação laboral brasileira, sem descuidar da pluralidade das abordagens provenientes de diversos campos de saber, história social, sociologia, direito, economia etc. e de distintas trajetórias dos articulistas, pesquisadores, ativistas e sindicalistas.
Por Alexandre Barbosa Braga, Elina G. da Fonte Pessanha e Marco Aurélio Santana (Organizadores)
Nem uma utopia em que as máquinas trabalham para os homens, nem uma distopia em que somos subjugados por grandes empresas por meio de algoritmos. Assim, o pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP e do Observatório do Futuro do Trabalho da PUC-SP, Atahualpa Blanchet projeta o mundo do trabalho com a introdução da inteligência artificial. “A gente não deve se deslumbrar com os sistemas de inteligência artificial, não deve achar que é a solução para tudo, porque eles cometem muitos erros, mas ao mesmo tempo, tampouco deve subestimar os impactos da utilização dessas ferramentas. A gente tem que saber andar nessa corda bamba, esse abismo que separa a distopia e a utopia”, diz.
Por por Felipe Prestes
DICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
“Onde” e “aonde”.
As duas formas existem, mas aonde somente se usa com verbos que indicam movimento, como ir, vir, voltar, retornar, chegar, sair, levar, subir, descer etc. Para os verbos estáticos, isto é, que não sinalizam movimento, usa-se onde. Assim: “Onde está o juiz?”. Mas: “Aonde a magistratura vai parar desse jeito?”