O rio Leça
O rio Leça é um rio português com 44,8 km de comprimento, que nasce em Monte de Santa Luzia, em Santo Tirso, a uma altitude, aproximadamente, de 420 km2 e desagua em Matosinhos, no Oceano Atlântico. Este rio passa pelo Município de Santo Tirso, ou seja, Refojos de Riba de Ave, Lamelas, Reguenga, Agrela, Água Longa; pelo Município de Valongo, nomeadamente, Alfena, Ermesinde e Maia; e, finalmente, por Matosinhos. A bacia hidrográfica do Rio Leça tem uma área de cerca de 185 km2, mas o seu Plano de Bacia Hidrográfica tem uma área total de 235 km2 pois compreende ainda duas faixas costeiras que drenam diretamente para o oceano: uma a norte da foz do Rio Leça, englobando grande parte do concelho de Matosinhos, em uma área de 26 km2; e outra a sul, englobando parte do concelho do Porto, numa área de 24 km2.
A bacia hidrográfica de Rio Leça tem uma forma alongada e estreita com direção predominante de nordeste-sudeste e é limitada, a norte, pela bacia hidrográfica do Rio Ave e, a sul, pela bacia hidrográfica do Rio Douro. Os principais afluentes são a Ribeira do Arquinho e a Ribeira do Leandro, ambas da margem direita.
O Rio Leça já foi considerado um dos rios mais poluídos da Europa, uma vez que atravessa uma região onde a atividade industrial é intensa, tendo sofrido os efeitos da falta de tratamento dos resíduos industriais. Por vezes ainda é detectado o lançamento de resíduos diretamente para as suas águas.
Mariana Monteiro, Raquel Lima, Soraia e Ana, 10º B.
A colheita de água e as análises
Trabalho realizado pelas alunos Fatima, Inês, Matilde Neto, Matilde Oliveira e Lara, do 10 C.
Após a saída da escola às 9 da manhã, caminhamos durante 20 minutos até o Parque da Resineira. Ao chegar, assistimos a uma apresentação feita por guarda-rios, em que cada um representava um concelho diferente. A apresentação foi informativa, fornecendo-nos conhecimentos valiosos sobre a fauna e a flora locais. Equipados com fatos apropriados, tivemos a oportunidade de entrar no rio e coletar diversas amostras. Obtivemos pequenos animais, como insetos, amostras de água e pequenas plantas aquáticas. Com as amostras em mãos, retornamos ao parque para analisá-las. Observamos atentamente os vários animais que coletamos, examinando as suas características e aprendendo mais sobre seus habitats. Quando se aproximava da hora do almoço, aproveitamos o momento e fizemos um piquenique no parque. O ambiente tranquilo e a natureza ao nosso redor tornaram a refeição ainda mais agradável, concluindo uma manhã educativa e divertida.
Miguel, Rodrigo, Tomás Guimarães e Martim, 10º B.
Fotografias recolhidas durante os dois dias de colheitas
10º B - 20 / 3 / 2024
10º C - 21 / 3 / 2024
Trabalho realizado pelos alunos Fátima, Afonso e Pedro, 10 C.
No dia 29 de maio, após a recolha de uma amostra de água do Rio Leça, feita no dia 28 de maio, realizamos a sua análise, com ajuda dos conhecimentos no ramo da física/química e biologia, a várias substâncias que se encontram presentes nela. Assim, distribuímos a análise de duas substâncias por 5 grupos de 4 alunos. A nossa turma realizou maior parte das análises cerca de um mês depois da saída de campo, razão pela qual foi feita uma segunda colheita. As substâncias analisadas foram: a dureza carbonatada, dureza total, pH 3-10, dureza total NH4+, NO2, PO4, SiO2, Fe e Cu , através da utilização do Kit JBL PRO AQUATEST. Os resultados obtidos foram registados numa tabela.
Matilde, 10º B
Resultados
Comparando os resultados obtidos na água do rio Leça com os valores admitidos no decreto de lei 152/2017 (valores admitidos na água própria para consumo), chegamos à conclusão que os parâmetros que foram possíveis de comparar, estão dentro dos valores de referência, pelo que a água tem qualidade. Ainda de realçar que não foi possível comparar todos os parâmetros da qualidade da água, como por exemplo os parâmetros microbiológicos e alguns parâmetros químicos.
Rita e Matilde, 10º B
Exemplos de Resultados de outras análises realizadas pelos Guarda-Rios , técnicos das Câmaras Municipais que vigiam de forma regular o rio Leça.
Os parâmetros usados nestes análises foram diferentes dos usados pelos alunos, pelo que não é possível fazer a comparação.
14 / 6 / 2024