APRESENTAÇÃO

Hoje, 24 de fevereiro, a Justiça Eleitoral completa 90 anos de sua criação, ocorrida em 24 de fevereiro de 1932 por meio do Decreto 21.076, assinado por Getúlio Vargas. O calendário de comemorações da data foi oficialmente aberto na última segunda-feira, com a realização de uma sessão solene no Tribunal Superior Eleitoral presidida pelo ministro Luís Roberto Barroso. Simultaneamente, celebra-se também os 90 anos da concessão do direito de voto à mulher. 

Por tudo o que a Justiça Eleitoral representa para a democracia brasileira, há motivos suficientes para celebrar a data. Em vista disso, será lançado dia 24 de fevereiro a página “90 anos em ação pela democracia”. O trabalho é fruto de uma ação colaborativa entre os Tribunais Regionais Eleitorais da Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Tocantins. 


A página, alimentada semanalmente, servirá como repositório das diversas ações voltadas para o resgate da memória institucional dos respectivos Tribunais. Vale salientar que serão inseridas não apenas as ações levadas a efeito no decorrer do ano fluente, mas também algumas realizadas anteriormente, a exemplo das que foram implementadas por ocasião da comemoração dos 25 anos da urna eletrônica. 


A iniciativa reveste-se de especial importância por mostrar, de forma abrangente e, ao mesmo tempo, compendiada em um único repositório, parte da trajetória da Justiça Eleitoral ao longo destas nove décadas de trabalhos prestados à sociedade. 


Fica, pois, o convite, tanto aos servidores e servidoras, quanto ao público externo, para que visitem a página e, em contato com o acervo apresentado em textos e imagens, sintam-se também protagonistas dessa história.

No ano de 2022, a Exposição dos 90 anos da Justiça Eleitoral , diante das inúmeras visitações, zerou o contador. 

O atual contador iniciou no mês de janeiro de 2023.