Por Estêvão Zilioli e Matheus Vargas
Pode até parecer estranho que essa pergunta esteja em nossa seção de senso comum, afinal se todos aprendemos na escola que nós temos cinco sentidos, essa informação deve ser científica. A questão é: nós temos APENAS cinco sentidos? Usamos somente a audição, olfato, paladar, tato, olfato e visão para reconhecer o mundo?
Por muito tempo, sexto sentido era sinônimo de percepção extra-sensorial, mas hoje sabemos que temos algumas dezenas de sentidos e a habilidade de falar com mortos ou prever o futuro teria de ocupar no mínimo a posição 27.
Vamos dar um exemplo: a percepção de frio e de calor não são propriamente associadas ao tato, correto? Este é um sentido chamado termocepção, que pode ainda ser subdividido em três: a capacidade de perceber mudanças na temperatura do próprio corpo, a capacidade de sentir calor do exterior e frio do exterior.
Além disso, somos capazes de perceber mudanças sutis em nosso corpo como nível de glicose no sangue, pressão arterial, falta ou excesso de oxigênio entro outros.
Se quiser ler mais sobre o assunto, indicamos duas boas referências aqui e aqui.
Agora, se você preferir testar por você mesmo, experimente ir em uma montanha russa, em uma cama elástica ou pular de paraquedas e depois tente descrever tudo o que você sentiu com apenas os " cinco sentidos".