Babosa cura tudo?

Por Estêvão Zilioli e Matheus Vargas, em 25/03/19

Um artigo do site "greenme.com.br" intitulado "TUDO SOBRE A BABOSA: BENEFÍCIOS, CONTRAINDICAÇÕES E USOS INFINITOS" atribui à babosa (Aloe succotrina e Aloe vera) uma série de benefícios à saúde, entre eles curar hemorróidas, dores musculares e dor de cabeça, além de ação inti-inflamatória, cicatrizante e antiviral. O texto chega a afirmar que "os usos da babosa para a pele são realmente infinitos" e estimula o consumo de babosa na forma de suco.

Apesar de falar de uma "gama de pesquisas científicas", o artigo não cita nenhuma delas. Será possível atribuir tantas funções medicinais à babosa?

Em uma breve pesquisa, pudemos constatar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou em 2011 que "os produtos contendo Aloe vera não devem ser comercializados no Brasil como alimento até que os requisitos legais que exigem a comprovação de sua segurança de uso sejam atendidos".

Ainda sobre o consumo da babosa, pesquisadores da Fiocruz afirma que, além de não ter benefícios e segurança comprovada, a babosa apresenta propriedades tóxicas, dependendo do preparo e uso.

Portanto, recomendamos cuidados com o consumo de plantas tidas como "medicinais". A crença de que o que é natural não tem contra indicações não é fundamentada cientificamente e os efeitos do consumo dessas plantas podem ser bastante danosos à saúde.