Anis é substituto do Tamiflu?

por Alexandre Bonfim e Guilherme Ramos em 16/11/2018

Um artigo do Blog Sempre Jovens afirma que princípio ativo contido no anis estrelado e na erva doce é capaz de bloquear a reprodução do vírus H1N1 e mesmo evitar seu maior contágio. O texto, de autoria desconhecida, começa dizendo que o texto foi enviado por um leitor e que deve ser levado a sério, por não se tratar de publicidade. Na sequência diz que o anis estrelado é o extrato-base da produção do comprimido Tamiflu, tendo ação "anti-inflamatória, sedativa da tosse, expectorante, digestiva, contra asma, diarreia, gases, cólicas, cãibras, náuseas, doenças da bexiga, gastrointestinais, etc...".

Uma pesquisa inicial mostrou que vários veículos já haviam checado a informação e chegado à conclusão que ela é falsa, como é o caso do G1 e Veja.

Com o aprofundamento da pesquisa, foi possível perceber que a afirmação de que o Tamiflu é feito de extrato de anis não é completamente aleatória. O principio ativo do remédio (oseltamivir) pode ser obtido a partir de uma substância presente no anis (ácido chiquímico). No entanto, para a transformação da substância contida no anis em remédio são necessárias diversas reações químicas, o que faz com que não haja possibilidade de que ela tenha efeito antiviral.

Portanto, apesar da relação entre o anis e o tamiflu, quando estiver gripado fique à vontade para tomar chá de anis ou de erva doce, mas não espere que eles sejam capazes de bloquear a reprodução de vírus.