Bandwidth Points

(Pontos de Largura de Banda)

Introdução


Aumentar a rede de qualquer blockchain pode levar a atrasos na confirmação da transação, como visto nas redes Ethereum e Bitcoin. Para garantir uma operação de rede suave, a rede TRON concede a cada conta um pool gratuito de pontos de largura de banda para transações gratuitas a cada 24 horas. Para se envolver em transações com mais frequência, é necessário congelar o TRX para pontos de largura de banda adicionais ou pagar a taxa no TRX. As transações são transmitidas e armazenadas na rede em matrizes de bytes. Os pontos de largura de banda consumidos em uma transação são iguais ao tamanho de sua matriz de bytes. Se o comprimento de uma matriz de bytes for 200, a transação consumirá 200 pontos de largura de banda.

Cálculo de pontos de largura de banda


Pontos de largura de banda são o número de bytes utilizáveis para uma conta por dia. Em qualquer período de tempo, toda a rede lida com uma quantidade fixa de largura de banda. A proporção de pontos de largura de banda em uma conta para a capacidade de largura de banda da rede da TRON é igual à proporção entre o saldo congelado em uma conta e o saldo congelado em toda a rede. Por exemplo, se o ativo congelado em toda a rede totalizar 1.000.000 de TRX e uma determinada conta congelar 1.000 TRX (0,1% do total de TRX congelado), a conta poderá executar aproximadamente 300 transações por dia. Observação: como a quantidade de ativos congelados em toda a rede e para uma determinada conta está sujeita a alterações, os pontos de largura de banda retidos por uma conta nem sempre são corrigidos.

Transação Normal


Em uma transação normal, os pontos de largura de banda são consumidos da seguinte forma:


Consumir os pontos de largura de banda que o iniciador da transação ganhou por meio de ativos congelados. Se os pontos não forem suficientes, vá para o próximo passo.


Consuma os pontos de largura de banda livre do iniciador da transação. Se os pontos não forem suficientes, vá para o próximo passo.


Consuma o TRX do iniciador da transação, calculado como o número de bytes na transação * 10 SUN.


Nova transação de conta


Se uma transação requer uma nova conta, os pontos de largura de banda são consumidos da seguinte forma:


Consuma os pontos de largura de banda que o iniciador da transação congelou para ganhar. Se o iniciador não tiver pontos de largura de banda suficientes, vá para a próxima etapa.


Consuma o TRX do iniciador da transação, o que significa queimar 0.1TRX.


Transferência de emissão de token

Se a transação for uma transferência de emissão de token, os pontos de largura de banda serão consumidos da seguinte forma:


Verifique se o total de pontos de largura de banda livre do ativo de token emitido é suficiente. Em seguida, verifique se os pontos restantes de largura de banda livre do iniciador de transferência são suficientes. Finalmente, verifique se os pontos remanescentes de largura de banda que os emissores de token congelaram para ganhar são suficientes. Se qualquer um desses três requisitos for atendido, o sistema deduzirá os pontos de largura de banda do emissor do token. Se não, vá para o próximo passo.


Consuma os pontos de largura de banda obtidos pelo iniciador da transação por meio de ativos congelados. Se os pontos não forem suficientes, vá para o próximo passo.


Consuma os pontos de largura de banda livre do iniciador da transação. Se os pontos não forem suficientes, vá para o próximo passo.


Consuma o TRX do iniciador da transação, calculado como o número de bytes na transação * 10 SUN.

Consumo de pontos de largura de banda


Além de consultas, qualquer outro tipo de transação consome pontos de largura de banda. O procedimento de consumo de pontos de largura de banda é o seguinte:


Se a transação não for uma transferência de token, pule para a etapa 2. Se a transação for uma transferência de token, o TRON tentará cobrar pontos de largura de banda do emissor do token. Se o emissor não tiver pontos de largura de banda suficientes ou se a cobrança estiver além do limite máximo do emissor, vá para a etapa 2.


Carregar pontos de largura de banda do iniciador. Se os pontos de largura de banda forem insuficientes: (1) Se a transação criar uma nova conta, pule para a etapa 4. (2) Se a transação não criar uma nova conta, vá para a etapa 3.


Cobrar pontos de largura de banda livres do iniciador. Se houver pontos de largura de banda insuficiente, vá para a etapa 4.


O TRX será cobrado e o iniciador da transação será queimado. (1) Para uma transferência normal, custa cerca de 0.002 TRX. (2) Se uma nova conta é criada pela transação, custa cerca de 0,1 TRX. Nota: Quando a balança descongelar, os pontos de largura de banda serão apagados, pois não há mais TRX congelado.


Existe outra exceção. Se a conta de destino não existir em uma transferência, emissão normal ou de token, uma nova conta será criada e a transferência poderá ser feita. Nesse caso, somente os pontos de largura de banda consumidos pela criação da conta serão deduzidos. A transferência não ocupará pontos extras de largura de banda.

Fontes de pontos de largura de banda


Existem 5000 pontos de largura de banda gratuitos por conta por dia. Quando uma conta não congelou nenhum saldo ou quando seus pontos de largura de banda se esgotaram, pontos de largura de banda complementares podem ser usados. Cada transação na rede TRON tem cerca de 200 bytes, então cada conta possui cerca de 25 transações gratuitas por dia.


Pontos de largura de banda podem ser obtidos de duas maneiras:


Congelamento TRX. A cota = o TRX congelado para ganhar pontos de largura de banda / o total de TRX congelado na rede para ganhar pontos de largura de banda * 43_200_000_000, que é a cota de pontos de largura de banda fixa igualmente dividida para todos os usuários baseada no TRX congelado.


Corrigida 5.000 cotas TRX gratuitas para cada conta.


Use wallet / freezebalance para congelar o TRX de uma conta e ganhar largura de banda e votos.


Uma transação precisa consumir 200 de largura de banda. A largura de banda disponível atual é a seguinte:


Caso 1


Largura da largura de banda: 400 Suficiente, então todos consomem largura de banda congelada 400-200

Largura da largura de banda: 200 não consumida

Restante após o consumo:


Largura da largura de banda: 200

Largura Livre: 200

Caso 2


Largura da largura livre: 100 é insuficiente, por isso não é consumido

Freebandwidth: 200 é suficiente, então todos consomem largura de banda livre

Restante após o consumo:


Largura do freezeband: 100

Largura Livre: 0

Caso 3


Largura da largura de banda: 100 insuficiente

Largura Livre: 100 Insuficiente

Ambos são insuficientes. A transação informa um erro de largura de banda insuficiente e o saldo permanece inalterado.

Calculadora de pontos de largura de banda


Para estimar a BP de congelar o TRX e o limite máximo de BP, use a ferramenta de pontos de largura de banda do Tron Station para calcular.

Recuperação Automática de Pontos de Largura de Banda


Se a rede total bloquear os fundos e os fundos bloqueados permanecerem inalterados, a quantidade consumida de largura de banda da conta será proporcionalmente atenuada com o tempo e será atenuada para 0 às 24 horas. Por exemplo, entre o tempo T1 e T1 + 12 horas, o usuário consome U quantidade de pontos de largura de banda da conta. A conta usa a largura de banda u novamente, resultando em um consumo de pontos de largura de banda U / 2 + u. A fórmula segue abaixo:

Equação de Restrição de Pontos de Largura de Banda

Assim, o valor de largura de banda consumido pelo usuário é redefinido para 0 a cada 24 horas.


tradução google tradcutor fonte: https://developers.tron.network/docs/bandwith#section-bandwidth-points-calculation