Sicalis flaveola
Nome vulgar: Canário-da-terra-verdadeiro, canário-da-horta, canário-da-telha, canário-do-campo, chapinha, canário-do-chão, coroinha, canário-da-terra e cabeça-de-fogo.
Medidas: Tamanho aproximado: 13,5 centímetros. Peso médio: 20 gramas.
Descrição: Cor amarelo-olivácea com estrias enegrecidas nas costas e próximo das pernas. Asas e cauda cinza-oliva. A íris é negra e o bico tem a parte superior cor de chifre e a inferior é amarelada.
A fêmea e o jovem têm a parte superior do corpo olivácea com densa estriação parda por baixo, com as penas e cauda e tarso quase enegrecidos, mas quando adultos assumem a coloração amarela.
Hábitos: Vivem em grupos, quando não estão no período de acasalamento. Alimentam-se de sementes no chão, portanto, é uma espécie predominantemente granívora. Ocasionalmente alimentam-se de insetos.
Habitat: É uma espécie encontrada em todo o território brasileiro, exceto na região amazônica. São mais numerosos em regiões áridas. Também são encontrados localmente nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina.
Estado de conservação: Pouco preocupante.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Thraupidae Cabanis
Gênero: Sicalis
Espécie: Sicalis flaveola