Coryphospingus cucullatus
Nome comum: galo-do-mato, foguinho, tico-tico-rei-vermelho, vinte-um-pintado, tico-fogo, tico-vermelho, sangue de boi (Rio Grande do Sul), sangrinho (interior de São Paulo), pavãozinho e tico-tico-pimenta.
Medidas: 13,5 centímetros de comprimento e pesa entre 11 e 18 gramas.
Descrição: Sua coloração é marrom escura na parte superior e vermelha nas partes inferiores e na cabeça, especialmente no macho, que apresenta uma coloração intensa e um topete vermelho com uma faixa negra. Ambos os sexos apresentam uma linha branca circundando os olhos. Nas fêmeas, a coloração não tem tanto brilho e é mais pardacenta.
Hábitos: comportamento discreto e solitário. O macho só exibe completamente seu belo topete quando está excitado ou ao cantar. Alimenta-se de sementes, brotos, frutas, insetos. Na época da reprodução, que costuma coincidir com os meses quentes do ano, formam casais que tem preferência para construir seus ninhos em bordas de floresta
Habitats: Vive em bordas de matas secundárias, cerrados, campos, cafezais e pomares, geralmente em locais sombreados, capoeiras ralas e baixas. Presente, no Brasil, em duas regiões disjuntas: Leste do Pará, do Mato Grosso e Goiás ao oeste de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Thraupidae
Subfamília: Tachyphoninae
Espécie: Coryphospingus cucullatus
OBSERVAÇÃO: Esta espécie é protegida por lei, não retire pássaros da natureza, nem compre-os no comércio clandestino de pássaros silvestre, adquira-os nos criadores legalizados e credenciados pelo IBAMA - Instituo Brasileiro do Meio Ambiente, e para mantê-lo em cativeiro é necessário uma autorização do Órgão.
Municípios onde os observadores do WikiAves registraram ocorrências da espécie tico-tico-rei (Coryphospingus cucullatus).