Pitangus sulphuratus
Nome vulgar: bem-te-vi, bem-te-vi-de-coroa, bem-te-vi-verdadeiro.
Estado de conservação: pouco preocupante.
Medidas: 20,5 a 25 cm de comprimento. Peso: 52-68 g.
Descrição: possui dorso pardo, barriga amarelo vivo, uma listra branca acima dos olhos e cauda preta. O bico é preto, achatado, longo, resistente e um pouco encurvado. A região abaixo do bico é de cor branca. Apresenta um topete amarelo visível somente quando a ave o eriça em determinadas situações.
Hábitos: costuma pousar em lugares elevados, como postes e topos de árvores. É um dos primeiros a cantar ao amanhecer. Anda geralmente sozinho, mas pode ser visto em grupos de três ou quatro. Faz ninho grande e esférico, com capim e pequenas ramas de vegetais em galhos de árvores. Possui uma alimentação bem variada; Alimenta-se de insetos, frutas, ovos e filhotes de outros pássaros, minhocas, pequenas cobras, lagartos, crustáceos, peixes, girinos e pequenos roedores. Também costuma comer parasitas externos (carrapatos) de bovinos e equinos.
Habitat: é uma ave típica da América Latina. Podem ser encontrados em áreas urbanas, matas densas, plantações, pastagens e ambientes aquáticos como lagoas e rios.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Tyrannidae
Género: Pitangus
Espécie: Pintangus sulphuratus