Gonzalo La Cruz,
Diretor da Solidaridad América do Sul
Gonzalo La Cruz,
Diretor da Solidaridad América do Sul
O ano de 2020 será lembrado como o ano que colocou à prova toda a humanidade e a Solidaridad. As perdas de vidas em nossos países devido à pandemia superam em muito todas as que registramos no século passado, causadas por guerras, desastres ou pandemias. Rever o progresso anual nesse contexto soa contraditório quando nossas economias e nossos parceiros sofreram mais do que se poderia imaginar.
Nossa execução de atividades e despesas foi um pouco inferior ao planejado, assim como tivemos que adaptar o trabalho às exigências das circunstâncias. O resultado final é de satisfação pelo que alcançamos com nossos parceiros agricultores, mineradores, trabalhadores, prestadores de serviços, comercializadores e demais organizações com as quais compartilhamos o objetivo de gerar mudanças nas cadeias de produção, com inclusão e maiores benefícios para os produtores, trabalhadores e o meio ambiente.
As circunstâncias obrigaram-nos a desenvolver nossas capacidades para chegar aos nossos próprios colegas e àqueles com os quais trabalhamos, utilizando intensivamente meios de comunicação pela internet (plataformas de conferências, vídeos e textos em redes sociais), telefonia celular e programas de rádio. Apoiamos mais de 97 mil produtores, mineradores e trabalhadores com treinamento e assessoria e contribuímos para a gestão sustentável de mais de 406 mil hectares de cultivos e pastagens em 2020. Mantivemos o ritmo da produção de publicações: 7 documentos com análises setoriais, planos e recomendações de políticas; 17 manuais de boas práticas produtivas e 6 documentos com protocolos setoriais para a COVID.
Organizamo-nos com 30 de nossos gerentes para examinar as lições do nosso plano plurianual 2016-2020 concluído e gerar propostas e estratégias para o próximo plano 2021-2025. Foi uma experiência enriquecedora e motivadora para nossa família em um contexto desafiador.
O ano de 2020 nos preparou para enfrentar o ano de 2021 com desafios maiores, o agravamento da pandemia, em seus primeiros meses, e a esperança de uma recuperação de nossas economias com sistemas de produção e de comércio mais justos e verdes.
Convidamos você a ler nossas experiências de trabalho em 2020, não todas elas devido ao espaço limitado. Mas, se for necessário, estamos disponíveis para dar mais informações. E que 2021 seja um ano melhor!
Clique nos ícones para ver o avanço de nossas iniciativas por país em 2020.