Natureza‎ > ‎

Flora

A paisagem que envolve a Zonalheira é predominantemente florestal, o Sobreiro (Quercus suber) domina formando montados e em algumas zonas mais fechadas, devido à densidade de árvores e à utilização do espaço, pode considerar-se que forma verdadeiros sobreirais. (ver mais aqui)

Existem também algumas manchas de Eucalipto (Eucapitus sp.) e de Azinheira (Quercus rotundifolia).

Observa-se mais esporadicamente no espaço, zonas ocupadas por Pinheiro-bravo (Pinus pinaster) e Pinheiro-manso (Pinus pinea).

Nos vales mais fechados, mais húmidos e menos intervencionados pelo Homem encontra-se ainda Carvalho-cerquinho (Quercus faginea) e muito localizado o Carvalho-negral (Quercus pyrenaica).

Representação têm também os olivais, embora estes estejam ao longo dos tempos a ser convertidos em povoamentos florestais actualmente mais rentáveis, ou mesmo a ser abandonados.

Os matos dominantes são as espécies tipicamente mediterrâneas como a esteva (
Cistis ladanifer), as urzes (Erica sp.), a aroeira (Pistacia lentiscus), o bem cheiroso alecrim (Rosmarinus officinalis), o lentisco (Phillyrea angustifolia), o aderno (Rhamnus alaternus) e o rosmaninho (Lavandula stoechas).

O medronheiro (Arbutus unedo), a carqueja (Chamaespartium tridentatum), o tojo (Ulex sp.) e o pilriteiro (Crataegus monogyna) também se encontram facilmente pelo território.

Nos cursos de água bem como nas suas beiradas adjacentes desenvolvem-se associações vegetais ripícolas com grande importância na estabilidade física das margens, segurando os solos evitando a erosão. As espécies que formam este tipo de vegetação são principalmente salgueiros (
Salix sp.), amieiros (Alnus glutinosa), freixos (Fraxinus angustifolia) e choupos (Populus sp.) no estrato arbóreo e silvas ou balças (Rubus ulmifolius) no estrato inferior.

Realce especial para as hortas junto à localidade onde existem espécies vegetais várias para consumo próprio de quem as amanha. São cultivados principalmente legumes, cereais e árvores de fruto.

Subpáginas (2) Carvalho-cerquilho O Sobreiro
Comments