Entrevista Exclusiva: Samicler Gonçalves

02/12/2007 Por Michelle Ramos.

 

Samicler Gonçalves é um dos atuais destaque entre os artistas independentes do Brasil, editor da SG Stúdio onde além de trabalhar com propaganda e animação,tem lançado diversas publicações; sejam histórias em quadrinhos para crianças, apostilas de desenhos ou revistas de super heróis, como a do seu mais conhecido personagem o Cometa, que já teve a oportunidade de ter uma de suas histórias publicadas na revista Wizmania (Wizard) além de já esta com sua revista na sétima edição.

 

Samicler Gonçalves também busca publicar seus trabalhos no mercado americano, da mesma forma o artista espera desenhar para o mesmo, o que será uma realidade em breve. Então fiquem de olho nesse rapaz, porque ele tem tudo para ir longe.

 

Contato com o artista:samicler2@sgarte.com.br 

Sites: http://www.sgarte.com.br e http://fotolog.terra.com.br/samicler

 

Quem é Samicler Gonçalves?

Samicler: Eu acho que um teimoso que gosta de contrariar.

 

O que te levou a embarcar no Mercado de Quadrinhos?

Samicler: Isso deve ter começado aos meus 8 anos de idade quando eu li a primeira revista em quadrinhos, daí em diante me apaixonei por esse mundo fantástico e sem limites. A possibilidade de inovar, criar, ousar e ate fruir é de uma forma tão cativante que não consigo me imaginar não fazendo ou participando.

 

Como Nasceu o Cometa?

Samicler: Numa tarde de sábado chuvosa de 1985, enquanto minha mãe passava a roupa eu desenhava em cima de uma maquina de costura velha. Queria fazer um personagem só meu, e em meio a muitas formas e roupas surgiu o Cometa, que foi deixado de lado ate 1994, que depois de participar de um workshop de quadrinhos decidi usa-lo como treinamento para os meus desenhos. Em 2004 surgiu à possibilidade de publicá-lo e eu não perdi tempo, meti a cara. E deu no que deu... hehehehe

Quais suas principais influências?

Samicler: Primeiro Jonh Bryne, Jim Lee, Mark Silvestri, Milo Manara, Gustave Doré, Neal Adans, Leonardo Da Vinci, Norman Rockwell e tantos outros que devo ta cometendo injustiça de não citar.

 

Como surgiu a Oportunidade de publicar na Revista Wizmania (Wizard)?

Samicler: Pedi um espaço para o Levi Trindade, e ele me disse que estavam fazendo uma matéria sobre personagens nacionais e a aventura viria bem neste momento.

 

Como esta a publicação do Cometa nos Estados Unidos? Qual Editora se interessou pela Revista do Cometa?

Samicler: Isso é passado, nem vale mais a pena falar disso.

 

Ok. É você mesmo quem esta negociando seus trabalhos ou deixa a cargo de algum agente?

Samicler: Há algumas editoras americanas interessadas nos meus desenhos, eu não posso falar ainda, mas breve vai ter noticia. O meu agente é o Junior da Seqüencial Studio.

 

Nas últimas edições do Cometa, houve participações de diferentes roteiristas, isso acontecerá mais vezes em futuras edições?

Samicler: Sim! O cometa é um espaço para quem quer mostrar o seu potencial, e eu tenho espaço sim para roteiristas, só não tenho grana ainda para pagar, a revista ainda não se sustenta, mas se Deus quiser isso vai mudar logo.

 

Fale sobre seus outros projetos realizados por você através da SG Stúdio:

Samicler: Temos uma lista de lançamentos vou listá-las abaixo:

Super-heróis da Natureza # 1 (Infantil) - lançada em 15 de junho de 2007
Cometa Encadernado - Lançamento 5 de julho de 2007
Cometa # 7 - Lançamento 20 julho de 2007
Super-heróis da Natureza # 2 (Infantil) - lançamento 15 de setembro de 2007
Cometa # 8 - Lançamento 20 de Outubro de 2007
Guia Básico de Referencia para Desenho 2º Edição - lançamento 15 de julho de 2007
Super-heróis da Natureza # 3 (Infantil) - lançamento 15 de dezembro de 2007
Cometa # 9 - Lançamento 20 de janeiro de 2008
Super-heróis da Natureza # 4 (Infantil) - lançamento 15 de fevereiro de 2008
Cometa # 10 - Lançamento 20 de abril de 2008
Super-heróis da Natureza # 5 (Infantil) - lançamento 15 de abril de 2008
Grandes Encontros # 1 - Lançamento 15 de junho de 2008

Tenho alguns projetos como:
Guia Básico para Desenho Rosto – Formato grande, P/B capa colorida
Guia Básico para Desenho Corpo – Formato grande, P/B capa colorida
Guia Básico para Desenho Animais – Formato grande, P/B capa colorida
Guia Básico para Desenho Animado – Formato grande, totalmente a cores
Guia Básico para Desenho HQ – Formato grande, totalmente a cores
Guia Básico para Desenho perspectiva – Formato grande, totalmente a cores
Guia Básico para Desenho Arte Fantástica – Formato grande, totalmente a cores
Cometa Mangá - minissérie em 3 edições, formato americano, 28 paginas P/B capa colorida para ser Lançada em Dezembro de 2007

Grandes Encontros - revista trimestral com encontros com personagens nacionais. (devido à grade solicitação dos leitores estou colocando uma revista especifica para esses encontros, valorizando a produção nacional e dando a chance de talentos aqui do Brasil mostrar seu trabalho.), formato Americano, 28 paginas, Colorida. Lançamento junho de 2008.
Homem Interativo - Revista trimestral, Formato Americano, 28 páginas, colorida. Lançamento não previsto ainda. Caçada - Minissérie em três edições. Formato Americano, 28 páginas colorida. (Aventura com Natha-na e Miragem) lançamento primeiro semestre de 2008. Apocalipse - Minissérie em 6 edições, formato Americano, 28 páginas, colorida.

Lançamento segundo semestre de 2008

 

É muito material a disposição. Como você vê o Mercado Brasileiro de Quadrinhos atualmente?

Samicler: Olha ele ta respondendo mais rápido que eu esperava, acho que se os movimentos que tem surgido continuarem vamos ter logo um mercado só nosso.

 

O que seria necessário acontecer para haver uma mudança significativa no nosso atual mercado?

Samicler: As grandes editoras colocar pelo menos uma revista totalmente produzida aqui no Brasil, mas tem que ser algo mensal, assim o publico vai começar a ver que temos produção e temos mercado.

 

O que você esta lendo em termos de HQ brasileira?

Samicler:Areia Hostil, Brado retumbante, alguns fanzines que me mandam, li algumas revistas dos Heróis da Tempestade, Victory, e muito roteiro de pessoas que querem publicar.

 

Como fã de quadrinhos, qual a história que para você é inesquecível?

Samicler: A piada Mortal, Superman Paz na Terra, Crise nas infinitas Terras.

 

 

Você disse que tem o costume de ler os fanzines lançados de forma independente, diga um que para você, merece destaque:

Samicler: destacar fanzines é complicado todos têm uma característica diferente, mas posso citar a Legenda como algo muito bom.

 

Qual sua dica para os novos quadrinhistas brasileiros que surgem a cada dia?

Samicler: Treinem muito e escutem pessoas que trabalhem com Arte, veja muita coisa sobre anatomia, esqueça um pouco o que vocês tem visto de artistas de quadrinhos famosos, procurem ter um traço só seu, não desanime com as criticas, motive outros a fazerem também, lancem ou imprimam o que vocês tão fazendo, e mostre para o máximo de pessoas, procurem colocar no papel as suas idéias, e publiquem mesmo que ainda não seja o que vocês querem, porque é fazendo que se aprimora, e batendo que se abre, é sonhando que se voa.

 

Abração e que Deus os abençoe.