...TIAGO BACELAR...


 

 24/11/2006 ...TIAGO BACELAR...

Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em Jornalismo e Crítica Cultural pela Universidade Federal de Pernambuco, Tiago Bacelar começou trabalhando no Departamento de Comunicação da Assembléia Legislativa de Pernambuco, escrevendo matérias para o Diário Oficial do Poder Legislativo e para a rádio virtual do órgão. Na seqüência, Tiago voltou-se para o ramo de Assessoria de Imprensa, aonde trabalha a dois anos na entidade não-governamental Novo Mundo e coordena um projeto de comunicação na Comunidade da Ilha do Destino, em Boa Viagem, apoio pela Fundação Kellogg, instituição norte-americana. Foi lá que iniciou a produção de vídeos institucionais e documentários, que o incentivaram a se cadastrar como produtor audiovisual na Agência Nacional de Cinema (Ancine).

 

 Especialista em quadrinhos desde o período da faculdade quando produziu uma série de seis programas de 10 minutos de duração cada, para rádio, explicando com detalhes todo o fenômeno dos mangás e animes no Japão, nos Estados Unidos e no Brasil. Essa experiência resultou em dois livros, ainda não publicados. Devido a isso, os dados coletados para as obras viraram roteiros para a produção de curtas-metragens sobre o tema em 2005, exibidos no mesmo ano no Omake, convenção de animes e mangás, realizada anualmente em Recife.

 

 Na mesma ocasião, Tiago ministrou uma palestra sobre o tema para os fãs presentes no local. O sucesso encorajou-o a iniciar a produção de um longa-metragem sobre o tema, que está fase de pós-produção a ser encerrada no começo de 2007. No ano de 2006, o preview deste longa, foi exibido no Omake, realizado no mês de julho, após palestra de Tiago sobre a evolução estética dos mangás e dos animes. Tiago já escreveu para a revista de cultura on-line Entre Palavras E-zine e deu início da transformação da sua monografia de conclusão da pós-graduação, analisando a influência do cinema expressionista alemão na construção do mangá moderno criado por Osamu Tezuka após a Segunda Guerra Mundial em livro. Com toda essa experiência na área de quadrinhos já tendo entrevistado nomes como Maurício de Sousa e a pesquisadora Sônia Bibe Luyten e sido um dos 1500 votantes do prêmio HQ MIX 2006, o jornalista Tiago Bacelar foi chamado para integrar o nosso time de colaboradores.

 

>>HOME