Resenha:VAL nº01

29/01/2007 Por  Sergio Chaves

 

Criado em 2001 para um fanzine da Gibiteca de Londrina (edição engavetada até hoje), o personagem VAL foi publicado pela primeira vez em janeiro de 2003, na edição nº05 da revista independente AREIA HOSTIL. Desde então, o personagem ganhou excelente repercussão pelos leitores da revista impressa e também via internet.

Vagner Francisco (nosso mais recente colunista), criador do ácido personagem, reuniu 5 das melhores HQs de seu personagem ao longo dos anos e mais 3 inéditas, lançando neste mês a edição VAL #1 (32 págs. em p&b, capa colorida, formato 147x210mm), sua primeira revista independente como autor e editor (divulgado em nosso site  aqui e aqui).

Na revista, muito bem editada pelo próprio Vagner, podemos apreciar as HQs: One Last Cigarette”, com desenhos de Israel Gusmão, onde VAL resolve comprar um novo maço de cigarros num lugar não muito... Comum. Os traços de Israel casam-se perfeitamente com o roteiro de Vagner, tornando uma “simples” história em uma das melhores da revista, particularmente; A Busca”, com traços do grande amigo Anderson Cossa, VAL decide se tornar um roteirista de HQs para trabalhar na revista Areia Hostil, e enfrentará quaisquer empecilhos para realizar sua vontade. Aqui vemos o quanto o cara é determinado, e a história traz ainda muitas participações especiais!

 

Em Na sala de Espera”, novamente ilustrada por Cossa, e Eu sei que o momento parece estranho, mas não se faz mais homens como antigamente”, com desenhos de Denis Pacher, VAL derrama seu afiado ponto de vista em situações hipotéticas sobre o relacionamento de Clark e Lois Lane e ser homem de verdade, respectivamente; “Contatos Imediatos de Terceiro Grau”, com traços de Gerson Witte, VAL discute com ninguém mais ninguém menos do que Tom Hanks, sobre a verdade por trás da vida alienígena entre nós; “...Eu sou lenda!”, com desenhos de Nel,  VAL está no futuro e enfrenta uma leva de zumbis sedentos... Mas não espere esses zumbis tipicamente comuns! Esses são muito mais apavorantes, garanto! A pequena HQ “Mais uma do Val”, novamente assinada por Anderson Cossa, VAL reflete sobre a influência da televisão sobre o dia-a-dia.

E, pra fechar a edição com chave de ouro, temos a republicação da HQ de sua estréia, em “Um cara chamado Val”, onde Vagner também atua como desenhista – e manda muito bem!

 

VAL #1 custa apenas R$ 3,00 e pode ser pedida pelo endereço: A/C: Vagner Francisco – Rua Asa Norte, 222 – Cambé II – CEP 86191-180 – Cambé/PR ou através do e-mail:

vagnerfranc@gmail.com

 

* Comunidade do personagem no Orkut:

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=26821959

 

* Conheça o fotolog de Vagner Francisco, onde vocês poderão conhecer melhor um pouco mais de seu trabalho:

http://fotolog.terra.com.br/vagnerfrancisco