Resenha: VELTA NOVA IDENTIDADE PARAIBANA

24/09/2007 Por Michelle Ramos.

Contêm partes essenciais da Trama! Cuidado!

Selecione os textos que começam com este simbolo (>>) para ler os detalhes da hq.

 

Número de Páginas: 48 (em cores).

Preço: 15,00(Couchê) ou 8,00 (Supremo) + correio.

 

Este com certeza, é um dos melhores álbuns da personagem lançados pelo quadrinista Emir Ribeiro. Velta Nova Identidade Paraibana, destaca-se acima de tudo pelo roteiro.

 

O texto bem desenvolvido, traz a personagem de uma forma totalmente diferente dos trabalhos anteriores do autor, que movido por contar uma história emocionante, deixa a conhecida sensualidade da personagem de lado, e busca nos levar a conhecer os sentimentos da sua maior criação, o medo, a frustração, a esperança, a dor, são sentimentos claros e definidos no decorrer dessa nova aventura de Velta.

 

Para quem já conhece um pouco da personagem, sabe que a Velta perdeu sua mãe aos nove anos de idade e que sempre sentiu muito essa perda, especialmente por seu pai ser um tato quanto exigente, um criador de regras, como muitos gostam de dizer.

 

Nesse álbum, ficamos sabendo que Simone, a filha de Velta, veio do futuro há alguns meses atrás (na HQ), deixa uma mensagem em fita de vídeo, mostrando a Velta que existe a possibilidade de Velta evitar a morte de sua mãe.

 

A partir deste ponto temos um ambiente onde os sentimentos mais profundos da personagem ganham destaque, eles realmente dominam a história. O ponto alto da HQ é o encontro de Kátia (alter- ego de Velta)com sua mãe, estando esta grávida de Kátia.

 

>> Infelizmente para Velta, ela não consegue evitar a morte de sua mãe, o que para a história é ótimo, já que o objetivo é mostrar que nem sempre um herói pode fazer tudo, inclusive mudar a história. Muito bacana o uso de costumes brasileiros na HQ, onde a mãe da personagem só dar ouvidos a Velta porque acredita que ela é alguma “santa” ou um tipo de anjo que tenta evitar que algo ruim aconteça em sua vida. Ao contrario de muitas histórias onde todos aceitam muito facilmente um personagem com super poderes, estamos no Brasil. Aqui é a coisa é bem outra.

 

É digno de nota a o verdadeiro passeio turístico da personagem durante a história, Emir nos passa um belo visual da Paraíba em suas paginas.

 

Mais interessante ainda é ver as conseqüências em virtude dos atos de Velta, quando volta ao tempo presente. Como a mudança de Identidade da personagem.

 

>> Ainda temos uma bela dica do que esperar no próximo álbum da personagem, como um belo quebra pau, traições e muitas mentiras, como a traição do Gil e da Myra.

Esperamos álbum para ver isso.

 

Este álbum ainda traz uma curiosidade, o leitor pode adquirir de duas formas diferentes, uma em papel supremo (R$: 8,00) e outra em Couchê (R$: 15,00). Ambas muito boas, porém para quem não pode comprar as duas, indico a Couchê, as cores ficaram bem melhor.

 

Velta é uma personagem de quadrinhos tipicamente brasileira e já esta no mercado há mais de 30 anos, seu criador Emir Ribeiro já e muito conhecido no meio independente, é uma pena que ainda tenha tanta dificuldade para publicar suas obras. Vamos torcer para que nosso mercado possa valorizar mais nossos talentos em breve.

 

Imagens Internas da publicação 

 

Maiores informações: emir.ribeiro@gmail.com

 

Veja também

Lançamento: Velta Nova Identidade Paraibana.

Biografia:Emir Ribeiro

ZB Entrevista: Emir Ribeiro