..:: Notícias: Folheteen de José de Aguiar ::..


 

>>HOME

>>BLOG

>>FOTOLOG

>>DEIXE SEU RECADO!!!

>>ZINE BRASIL NO ORKUT

Notícias: “Folheteen”, de José Aguiar

28/01/2007 Por Sergio Chaves

 

“Lembra-se dos melhores anos de sua vida? Eles não foram na sua adolescência, que foi um momento no qual tudo foi um grande desencontro. Folheteen fala da incapacidade das pessoas de se comunicarem, autoconfiança, tédio, sexo e várias outras coisas que nos atormentam a partir da adolescência”.

 

Já dá pra perceber que trata-se de uma leitura irresistível, não? Pois é. Neste ano a editora DEVIR já estréia com o pé direito, em se tratando de quadrinhos nacionais. Está lançando o álbum Folheteen (48 págs. coloridas em papel couchê, formato 210x280mm, capa em papel cartão com laminação fosca, R$ 26,00), nova obra do premiado quadrinhista curitibano José Aguiar (www.joseaguiar.com).

 

            O álbum já tem dois lançamentos agendados, o primeiro em Curitiba, no dia 07 de fevereiro; às 19h30, no Solar do Barão (prédio central-térreo) - Sala Índice - Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro; e o segundo em São Paulo, no dia 09 de fevereiro, às 19h30, na Quanta Academia de Artes (Rua Minas Gerais, 27 – Higienópolis, próximo à estação de metrô Consolação).

 

O material de Folheteen, que serviu de base para este álbum, foi publicado em tiras semanais, em 2001 no jornal “Gazeta do Povo” e, no ano seguinte, no “Jornal do Estado”, onde foi publicado até 2005 – ambos de Curitiba.

 

A série, premiada com o “I Concurso Internacional de Histórias em Quadrinhos promovido pelo Senac-SP” em 2005, traz em destaque a protagonista Malu, uma adolescente que abomina o rótulo de teen e, por conseqüência, abomina a todos ao seu redor, independente de quem sejam. No livro acompanhamos suas paixões platônicas, seu sarcasmo e ironia diante da vida que leva. “Nem bela, nem feia, boa ou má, ela vai levando pancadas do destino e lidando com isso do jeito que consegue. Aí é que reside o humor cínico do álbum: Quando você se diverte com os infortúnios da Malu, você se diverte com os meus e com os seus próprios...”, explica Aguiar.

 

Atualmente o artista – que é co-criador do personagem Gralha (veja matéria sobre o Gralha Clicando Aqui)também possui duas exposições em cartaz em Curitiba - ambas abertas ao público até fim de fevereiro de 2007: Reisetagebuch - Uma viagem Ilustrada pela Alemanha (com ilustrações sobre o período em que residiu na Europa) e Quadrinhofilia.

 

         Participe da comunidade do álbum aqui no Orkut:

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=598406

 

            Para adquirir a edição, acesse o site da editora Devir: www.devir.net

Ou entre em contato direto com o artista, pelo site: www.joseaguiar.com

 

Veja algumas imagens internas divulgadas pela Editora DEVIR.