...MOACIR TORRES...


 

15/11/2006

MOACIR TORRES.................................................................

Moacir Torres nasceu em Agudos/SP em 1957 e reside em Indaiatuba desde 1993. Trabalhou como arte-finalista freelancer na Ed. Abril e ilustrou o suplemento “Diário Criança” do jornal “Diário Popular” por cerca de dez anos.
    Participou de vários salões de humor e HQs no Brasil e no exterior. Criou e publicou dezenas de títulos de revistas de atividades, HQs e livros infantis.
    Recentemente teve duas publicações lançadas na Espanha e em Portugal. Atualmente produz nove revistas de atividades infantis mensais para a Ed.Escala.

20 ANOS TRABALHANDO PARA GRANDES EDITORAS

    Isso mesmo! Para quem ainda não sabe, o cartunista Moacir Torres nas décadas de 80 e 90, trabalhou como artefinalista para várias editoras.
    Nesse período, artefinalizou dezenas de revistas em quadrinhos, entre elas: Os Trapalhões, Alegria, Sérgio Mallandro, Moranguinho, Brave Star, Bolinha e Luluzinha, Urtigão, Zé Carioca, Margarida e muitas outras revistas da Disney (Ed. Abril), Xuxa, Angélica, New Kids, Chaves (Ed. Globo),Turma do Céu Azul (Ed. Três) e Pequeno Ninja (Ed.Ninja).

 

1974 – Começa a trabalhar como auxiliar de desenhista na TV Cultura de São Paulo.

 

1975 – Cria a Turminha do Gabi e muitos outros personagens.

 

1976 – Sai da TV Cultura e vai para o jornal Folha Metropolitana de Santo André. Lança a revista em quadrinhos Nossa Turma.

 

1977 – Organiza juntamente com outros artistas do grande ABC o MUTIRÃO Movimento Cultural e Artístico e promove várias exposições. Começa a publicar tiras em quadrinhos nos jornais Diário de Bauru e Riacho Grande.

 

1978 – Cria junto com o escritor Cláudio Feldman a Editora Taturana e o Jornal da Taturana. Faz ilustrações e capas de livros lançados pela editora.

 

1979 - Participa do II Salão Jovem de Arte Contemporânea de Santo André. Participa da I Exposição Nacional de Artes de Marília (SP). Participa da III Coletiva de Arte de Rua de Brusque (SC).

 

1980 – Lança a revista infantil Nanico com a turminha do Gabi (Ed. Study Press)

 

1981 – Participa da II Mostra de HQ, Humor e Animação do Sesc Campestre (SP). Em Outubro é lançado o Jornalzinho do Gabi na região do grande ABC.

 

1982 – As histórias em quadrinhos da Turminha do Gabi são publicadas nos seguintes jornais: A Voz do ABC, Folha do Subúrbio (Bahia), Jornal de São Matheus e Notícias Populares (SP). Publica em parceria com o escritor Cláudio Feldman o livro de humor O Encantador de Minhocas.

 

1983 -  Participa do II Salão de Humor do Piauí e começa a trabalhar como arte-finalista das revistas em quadrinhos da Editora Abril.

 

1984 – Começa a ilustrar o suplemento infantil Diarinho do Jornal Diário do Grande ABC. Edita juntamente com Carlos Torres o Jornal do Rancho. Produz e dirige o espetáculo infantil Gabi TV Show, com a participação de vários bonecos e artistas mirins. Lança no Salão de Humor de Piracicaba o livro Humor Já, com tiras e cartuns. Participa diariamente do programa Turma da Pipoka na TV Gazeta, desenhando ao vivo. Organiza a I Mostra de HQ do ABC no Centro Cultural Infantil de Santo André. Gabi é citado no livro Histórias em Quadrinhos da escritora Sonia M. Bibe Luyten (Edições Paulinas)

 

1985 – Lança pela Ed. Taturana a revistinha com tiras em quadrinhos da Turma do Gabi. O Jornal da Taturana chega ao número 40.

 

1986 – Colabora na organização da II Mostra de Cartuns, Caricaturas e HQ´s do ABC no Parque Regional da Criança de Santo André.

 

1987 – Funda juntamente com outros artistas o Grupo Tempo Livre de Artes e promove várias exposições na região. Colabora na realização da I Mostra Infantil de Histórias em Quadrinhos de Santo André. Participa da II Exposição de Pinturas e Desenhos do Grupo Tempo Livre no saguão do Teatro Municipal de Santo André. Faz parte da III Mostra de Quadrinhos de Santo André.

 

1988 – Expõe juntamente com outros artistas do Grupo Tempo Livre na Casa das Artes de Mauá (SP). Participa da IV Mostra de Quadrinhos de S.André. Lança  junto com Júlio Magalhães a revista em quadrinhos do Serginho Bacana.

 

1989 – A Editora Jurê lança a revista de atividades infantis do Gabi e sua turma, com circulação em todo o país. Participa do II Encontro Nacional de HQ de Araxá (MG). O Jornal da Taturana completa 10 anos de publicação. A Turma do Gabi foi mencionada no livro Tendências das Histórias em Quadrinhos do escritor e crítico Danyelito Graneros. Faz vinhetas diárias e participa do programa Pintando o Sete da TV Record. Lança o informativo Tempo Livre de Quadrinhos. Lança juntamente com Cláudio Feldman o livro infantil Gabi no Zoológico (Ed.Jurê).

 

1990 – Participa da I Exposição Nacional de HQ de Santo André. Faz parte do III Encontro Nacional de HQ de Araxá (MG). Participa da primeira Exposição de Fanzines de Curitiba (PR). Lança junto com Júlio Magalhães a revista em quadrinhos Strips. Começa a ilustrar o suplemento infantil Diário Criança do jornal Diário Popular. Participa e ganha junto com Maga o 3º lugar na II Mostra de Humor de Mauá.

 

1991 – Jornal da Taturana completa 11 anos de circulação. Publica quadrinhos no Jornal União de João Pessoa (PB). Participa da exposição de inauguração da Gibiteca Henfil (SP). Participa do IV Encontro Nacional de HQ de Araxá (MG). O informativo Tempo Livre chega ao seu 13º número. Participa do júri da II Exposição Nacional de Histórias em Quadrinhos de S.André. Lança a revista em quadrinhos Rancho com a participação    de    Luciano    Queiroz

(Luke Ross) e Carlos Torres. Participa do Salão de Humor de Volta Redonda (RJ). Faz parte do II Congresso Brasileiro de Poesia e Artes de Nova Prata (RS). Participa do I Salão de Humor de Jundiaí (SP).

 

1992 – Participa da exposição do Encontro Ibero-Americano de Histórias em Quadrinhos em Havana (CUBA). Participa da revista em quadrinhos ecológica Pense Verde lançada na região do ABC. Lança a revista Tempo Livre HQ Especial com a colaboração do cartunista Maga.

 

1993 – Participa da exposição Quadrinhistas e Cartunistas do ABC, em São Caetano (SP). Muda-se para Indaiatuba (SP) e expõe no Casarão Pau Preto. Lança o informativo Gabimania. Participa do Concurso Estadual de Charges e HQ´s do Sesc-Catanduva (SP). Jornal da Taturana é mencionado no livro O Que é Fanzine de Henrique Magalhães (Ed.Brasiliense)

 

1994 – Inicia o curso de Desenho e Histórias em Quadrinhos para crianças na Secretaria da Cultura de Indaiatuba. Organiza I Mostra de HQ´s no Café Empório Lume D´Aurora e faz o lançamento do fanzine Rota Z. É premiado em 3º lugar no I Salão de Humor de Amparo (SP). Organiza a primeira exposição com os trabalhos dos alunos no Shopping Center e lança o jornalzinho Casarão Criança com trabalhos de alguns alunos. Organiza o I Concurso infantil de Desenho e HQ de Indaiatuba. Participa do Concurso Anual de Charges e HQ´s do Sesc-Catanduva (SP). Deixa de fazer arte-final das revistas infantis

da Ed. Abril.

 

1995 – Informativo Tempo Livre de HQ chega ao nº. 35. Editora Escala lança as revistas infantis Gabimania, Malucats, Rabisco Legal e Papel Carta das Maluquinhas. Começa a ilustrar o suplemento infantil Júnior do jornal República de Itu. Lança o informativo Estúdio Mania que passa a substituir o Tempo Livre. Organiza o II Concurso Infantil de Desenho e HQ de Indaiatuba.

 

1996 – Lança as revistas infantis Atividades do Timão e Desenhando nº1 (Ed.Escala). Organiza juntamente com a Secretaria da Cultura a Expo Zine no Casarão Pau Preto. Participa da Bienal do Livro de São Paulo e lança a revista Desenhando nº2. Ilustra a cartilha do CMI (Conselho Municipal do Idoso) de Indaiatuba.

 

1997 – Organiza exposição de Histórias em Quadrinhos na Tulha do Casarão de Indaiatuba (SP). Lança a revista em quadrinhos da Turminha do Gabi pela Ed. Escala.

 

1998 – Cria as revistas: Atividades do Gabi, Turminha do Bacana e As Maluquinhas que são editadas pela Escala. Publica passatempos e quadrinhos no jornal AGA Zeta no Rio de Janeiro. Deixa de dar aulas de Desenho e HQ pela Secretaria de Cultura de Indaiatuba.

 

 

1999 – Lança a revista de Atividades dos Anjitos no Salão Internacional do Livro de São Paulo. Publica os livros infantis: Gabi no Paraíso das Crianças e O Caipirinha e Seu Porquinho (Ed.Pingo de Luz) e O Pintinho e a Minhoquinha (Ed.Escala). Lança a revista O Clubinho que é distribuída nas bancas de Indaiatuba. Produz os seguintes livros da coleção Aprendendo com o Gabi: Escrever, Ler, Cores e Números.

 

2000 – Lança as revistas de atividades infantis: Starkids, Malucats, Ratim e Lorenço e Sua Turma (Ed. Par). Participa do I Salão de Humor de Presidente Prudente (SP). Pára de fazer ilustrações para o suplemento infantil do Diário de São Paulo (Ex-Diário Popular).

 

2001 – Lança a publicação infantil Revistão do Gabi pela Escala. Cria e produz a revista Hora de Brincar com a turma do Piruquinha (Ed. Minuano).

 

2002 – Autografa livros e revistas na Feira de Artes da APRAI no pavilhão da Víber em Indaiatuba (SP). Lança as revistas infantis: Revistinha de Pintar e Pintando e Brincando (Ed. Escala). Faz várias palestras sobre suas criações em escolas da região de Campinas (SP).

 

2003 – Cria a revista Zé Burkinha e Sua Turma que também é publicada pela Escala.

 

2004 – Lança na Espanha e em Portugal as revistas infantis: Loquiñas (As Maluquinhas) e Actividades do Gabi pela Editora Millennium. Lança as revistas: Tabuada do Gabi, Só Pra Pintar e Cirquinho do Piruquinha (Ed. Escala).

 

2005 – Atualmente está produzindo as seguintes revistas mensais: Atividades do Gabi, Turma do Bacana, As Maluquinhas, Rabisco Legal, Tabuada do Gabi, Só Pra Pintar, Revistinha de Pintar, Cirquinho do Piruquinha e Pintando e Brincando (Ed.Escala). Participa do 18º Salão de Humor de Volta Redonda - RJ. Colabora na organização e participada da I Expo-sição de HQ, Cartum e Charge de Indaiatuba.

 

2006 – Escreve e ilustra o livro infantil Gabi e o Pé de Ameixas.

 

  

ESTÚDIO MOACIR TORRES

Rua Eliza Ghirotti,332,Monte Verde Cep:13348-872 – Indaiatuba – SP Fone: (19) 3834-3869 – 9722-1921 estudioemt@uol.com.br

www.estudioemt.vipflog.com.br

www.turmadogabi.com.br

 


 

>>HOME

>>BLOG

>>FOTOLOG

>>DEIXE SEU RECADO!!!