...Cartuns Expostos em Biblioteca...


 

>>HOME

>>BLOG

>>FOTOLOG

>>DEIXE SEU RECADO!!!

Matéria: Cartuns Expostos em Biblioteca

Admiradores de quadrinhos puderam conferir os trabalhos dos artistas pernambucanos

Por Adriano Izhar

 

Durante quase todo o mês de novembro os freqüentadores da Biblioteca Pública Estadual, em Recife, tiveram a oportunidade de conhecer a arte de cartunistas importantes de Pernambuco. Foi a Primeira Exposição do Cartum Pernambucano, uma iniciativa para divulgar esse meio de expressão para pessoas que não o conhecem.

            O objetivo foi alcançado, pois muitas pessoas circulam no local e a toda hora havia alguém observando ou comentando as imagens. O curador do evento, Romo Oliveira, conta: “muitas pessoas queriam comprar nossos desenhos, mas só queríamos expor nosso material. Na próxima, faremos uma abordagem comercial também”.

Por Rafael  Anderson

Romo detalha ainda que essa foi uma oportunidade dos cartunistas mostrarem seu trabalho fora do Festival Internacional de Humor e Quadrinhos (FIHQ), que acontece todo mês de junho na Torre Malakoff, também em Recife, evento que conta mais com profissionais do setor do que com público leigo no assunto. . 

            Artistas premiados como João Lin, Liz França, Luciano Félix, entre outros (não há como citar todos) abordaram temas sociais com uma linha humorística ou filosófica. Uma das imagens mostrava mendigos se servindo no lixo como se estivessem em um self-service, numa crítica à desigualdade social da região.

Por Luciano Felix

            O estudante Elton Portela fala sobre a importância da iniciativa: “muitas pessoas apreciam cartuns, mas não os vêem com freqüência. Essa exposição mostrou o talento pernambucano nessa arte”.      

 

POLÍTICA – No último dia nove de dezembro, a Associação dos Cartunistas de Pernambuco (Acape) lançou um jornal com ilustrações sobre a corrupção na política brasileira. A publicação foi distribuída na sede do Ministério Público de Pernambuco e busca conscientizar parlamentares e população para a importância da ética na política.