..:: Ragú Zine: A Nova Vitrine Artística ::..


 

 Ragú Zine: A Nova Vitrine Artística

10/06/2007 por Adriano Izhar

 

Para combater a estagnação da indústria, o grupo responsável pela revista Ragú criou a Ragú Zine. O projeto é uma parceria com a editora Livrinho de Papel Finíssimo e a idéia é mostrar o trabalho de cartunistas, escultores, desenhistas e qualquer pessoa que tenha vocação artística e queira divulgar seu trabalho.

Serão dois livros de bolso por mês com artistas em ascensão. Agora em junho, o editor da revista Ragú, João Lin, e o desenhista Fernando Duarte publicam suas obras. Em julho, mais duas edições e assim vai... “Essa é a oportunidade para quem ainda não é conhecido”, declara Lin, um dos organizadores da empreitada. As edições serão comercializadas em pontos estratégicos de Recife.

 

Revista Ragú

 

         Esse novo projeto só foi possível graças ao sucesso da Ragú, revista adulta que está ganhando repercussão internacional. Na última edição, por exemplo, o alemão Hendrik Dorgathen, consagrado artista do quadrinho underground, desenhou uma história, a publicação teve mais páginas (96) e o conto de Cristiano Mascaro chegou a 18 páginas, o dobro da média.

Os leitores da revista reclamam do preço de vinte reais, mas Lin justifica: “a revista é barata se levarmos em consideração a qualidade gráfica de sua produção”. Outra queixa é com relação à distribuição e Lin explica que esse é um problema nacional e não apenas da Ragú, já que a editora Panini, uma das maiores do país, também tem problemas nesse aspecto.  

Com uma proposta de reflexão da sociedade contemporânea, a Ragú tem uma forma anárquica e abstrata de narrar histórias. A política editorial é dar liberdade para que os artistas criem histórias sem preocupações de mercado. Não há personagens fixos na publicação, tudo depende do que se passa na mente dos autores.

 

Serviço:

 

Quem quiser publicar na Ragú Zine deve entrar em contato com Lin através do e-mail:

joaolin@terra.com.br

 

Veja Também

 

Por que não existem Mangás Brasileiros?

BRASIL  INVADE AMERICA.

Acape no Maior Carnaval do Mundo

È Possível viver de Quadrinhos no Brasil?

Panini Amplia seu Império

Uma nova onda super heróica no país: Smallville

Os "astros" Brasileiros dos Quadrinhos

Hello Kitty é obra do demo.