CONTEXTO ZINE


 

CONTEXTO ZINE 2ª E 3ª EDIÇÃO

Reflexão e Atitude.
Por Michelle Ramos.

Apresentação....

O ConTexto é editado por Luciana Raposo, uma jovem e futura escritora, que buscando dar um rumo em sua vida, resolve criar um Zine, onde poderia dar seu recado ao mundo e dessa forma, quem sabe, revoluciona-lo.
O ConTexto não tem um direcionamento específico, mas acaba refletindo muitas das idéias da escritora que é muito a favor da paz, da igualdade e da diversidade.
No Zine Luciana divulga bandas, livros, sites que considera de relevância para seus leitores.
O Objetivo do ConTexto é a Reflexão, fazer com que as pessoas, pensem no que estão fazendo e no que elas podem fazer para melhorar o mundo em que vivemos. O Contexto é gratuito e a Luciana aceita fazer trocas com que estiver interessado.
Colaborações também são aceitas, claro que serão avaliadas pela editora do fanzine. A mesma nos enviou com exclusividade a 2ª e 3ª edição do ConTexto, então vamos conhecer um pouco mais do seu conteúdo.


2ª Edição...
O Curioso na Segunda edição do ConTexto é que seu conteudo é uma clara resposta as criticas recebidas no lançamento da número um.
Ao ser criticada, por falar sobre as mulheres na primeira edição, Luciana responde a critica dedicando toda a segunda edição as Mulheres, aquelas que foram ou são consideradas importantes em nossa Sociedade a nível mundial.
Exemplos como Simone Beauvir, (filosofa e Amante de Jean-Poul Sartre), Betty Friedan, Juana D’arc, Rosa Luxemburgo, Chiquinha Gonzaga, Maria Josefa Pereira Pinto, Ana Néri e outras que lutaram pelos direitos das mulheres e do ser humano como um todo.
Também temos dois textos super interessantes, o primeiro de autoria de Cris Quentin, intitulado o Vendedor de Ilusões. Que para mim, refletiu um misto de tristeza e paixão.
O outro texto foi extraído do site www.cardosonline.com.br onde a pergunta que fica é “Será que estamos realmente sendo úteis?”


3ª edição...

A Primeira coisa que podemos notar na 3ª edição do zine é a melhora na organização dos textos, também temos a oportunidade de ler um belo texto de Vinicios, intitulado Repassando os Papéis, num texto que nos leva sensação de peça teatral, ele nos fala sobre Justiça, Violência, Morte, e inocentes, que nos remete a refletir mais uma vez sobre qual o nosso papel neste mundo.
Também é exposto um texto sobre o que é ser feminista extraído do site http://www.earlygirl.com/youare.shtml o conteúdo do site é em Inglês mas a Luciana traduziu para seus leitores. Vejamos um “pedacinho do texto”.

“... Se você acredita em, apóia, procura, espera por, e/ou trabalha pela igualdade entre os sexos, você é feminista... È saber que fulano não pode pegar um dicionário e ver por ele mesmo que a acepção de feminismo não diz nada sobre odiar homens ou ficar com meninas, é problema dele.
È saber que a mulher é igual ao homem nas artes, no trabalho, e perante a lei, você dizendo isso em voz alta ou não...Mas por favor, comece a dizer isso em voz alta. Você é feminista!

Outra coisa legal é a publicação de uma resenha do Filme Tolerância Zero ( The Believe) escrita por Douglas “Weird”. Muito bem resenhado por sinal.

Também tem varias frases espalhadas pelo Zine, que pertencem a Che Guevara, Clarice Lispector, que também sai na capa desta edição.
O ConTexto é um Zine bem reflexivo, onde todos tem portunidade de expor o que pensam e refletir sobre sua próxima atitude com relação ao mundo, por isso é com certeza aconselhável para todos aqueles que buscam algo mais da vida, além de só ver a “Banda passar”.

Mais Informações:
Luciana Raposo
xlucianax@gmail.com  


>>HOME