..:: CONVENÇÕES ::..


 

ARTIGO: Convenções...

22/07/2007 por  Alexandre Assumpção

 

Eventos.

Imagem da Semana de Quadrinhos, publicada na internet.

Um hábito americano que deveriamos adotão são as convenções. Lugares para juntar  todas “as tribos” e apresentar o grande mosáico da produção neste ou naquele momento. Este  tipo de evento está tão enraizado no “inconsciente coletivo”  dos americanos que frequentemente  surgem em filmes como “Chasing Amy” do “nerdissimo” Kevin Smith.

Não é um hábito nacional, pois apesar de sermos um dos maiores provedores mundiais de mentes criativas, no país do  futebol  ainda encaram quadrinhos e animação como “brincadeira de criança”. E uma brincadeira cara, já que desde a primeira exposição feita por Alvaro de Moya (e outros)  nos anos 50, ainda buscamos uma brinquedoteca  que nos absorva.

Seria  culpa do formato?  Quando vemos que os Otakus  conseguem manter eventos mensais  que absorvem  todos os elementos de sua  cultura e  ainda trazem os famosos de seu meio para dar palestras e etc. Em micro ou macro-escala os eventos dão certo e sem mantém adaptados a realidade  do lugar e  do grupo a ser atingido.

Mangá não é Quadrinho(?)... E já que  são dois “universos completamente diferentes” ,o povo de quadrinhos tem tentado emplacar grandes (ou pequenos) eventos  que unam seus fãs.

 Eventos são importantes, pois quebram a inacessibildade das pessoas  e colocam  todos os tipos de “quadrinhistas” no mesmo espaço. Eventos juntam tribos e criam novos projetos. Mesmo sabendo que atualmente a internet tem barateado e facilitado o acesso, o contato humano é imprescindível. Trocar e-mails  com seu idolo ou  colega mais ativo não substitui o contato humano e eventos como a Semana de Quadrinhos,  em que as  “abelhas operárias” (no bom sentido) envolvidas conseguiram  com muito esforço marcar uma segunda data só nos mostram o quanto sentimos falta deste tipo de interação, que deveria fazer parte dos calendários culturais de todas as cidades.

Imagine o quanto seria divertido ir para um evento destes em sua cidade.

***

 

Alex Assumpção é Roteirista, e já está há mais de dez anos envolvido no meio independente, atualmente, fora seus roteiros, esta publicando textos no seu blog pessoal O Sumpa Sabe.

 

 Veja também